Perdi meu passaporte no Canadá. E agora?

Ninguém imagina perder um documento tão importante como o passaporte durante uma viagem. Mas e se acontecer, o que fazer?

Antes de mais nada, a dica principal é não levar o passaporte para todos os lugares. Por exemplo, em Vancouver, alguns bares e boates aceitam a identidade brasileira apresentada junto à um cartão de crédito. Os lugares onde, obrigatoriamente, deve-se apresentar o passaporte, procure não deixar o documento em casacos, bolsos da calça ou em algum lugar de fácil acesso.

Como solicitar outro passaporte em Vancouver?

Perdeu ou teve o passaporte roubado no Canadá? A primeira atitude é fazer um boletim de ocorrência e logo em seguida buscar pelo consulado ou embaixada mais próximo. Aqui em Vancouver o Consulado Brasileiro está localizado em Downtown (666 Burrard Street – Tel: 604 696-5311).

Se o incidente acontecer durante o fim de semana, acesse o site do Consulado Brasileiro em Vancouver e siga as instruções: http://vancouver.itamaraty.gov.br/pt-br/passaporte_brasileiro.xml

O procedimento é parecido com a solicitação da primeira via, sendo obrigatório a apresentação de alguns documentos, como documento de identidade original com cópia simples ou autenticada,  além do Formulário de Documento de Viagem e Formulário de perda, extravio ou destruição de documento de viagem, disponíveis online, devidamente preenchidos. O valor cobrado pelo novo documento é um pouco mais caro que o anterior, sendo aqui CAD$200.

Caso a perda ou roubo do documento ocorra bem próximo da sua data de retorno ao Brasil, não se preocupe. Faça o boletim de ocorrência, procure o consulado ou embaixada e solicite o ARB – Autorização de Retorno ao Brasil. O documento é gratuito e pode ser utilizado apenas uma vez para o retorno ao País.

Não corra risco, solicite sua BCID

Outra dica é solicitar a BCID, que nada mais é que o Documento de Identidade de British Columbia, nela estarão dados como: foto, endereço, nome completo, data de nascimento, peso, altura, cor dos olhos e assinatura. Esse documento pode substituir o passaporte para a identificação em bares e boates, e também para assinar cheques e fazer pagamentos com cartões de crédito.

Para solicitar é necessário pagar CAD$35 e o cartão é enviado entre quatro e seis semanas para o endereço, no Canadá, informado no momento da solicitação. Basta levar o passaporte, os vistos de Trabalho e Estudo (com validade de no mínimo 6 meses) e um segundo documento de identificação.

Importante

Só poderá solicitar o documentação quem ficará por mais de seis meses no Canadá (A partir da data de solicitação).

 

Onde Solicitar
Royal Centre
#221 – 1055 West Georgia Street
Vancouver – BC – Canada
Contato: (604) 661 -2255

E você, já perdeu seu passaporte, ou algum conhecido teve essa experiência? Então nos conte nos comentários abaixo.