3RA Intercâmbio

Mercado de trabalho: Saiba como escrever a “thank you note” perfeita

2 Shares

Se você está procurando por um emprego no Canadá e já teve a oportunidade de participar de uma entrevista, com certeza já ouviu falar da famosa “Thank you note” ou “Thank you letter”. Para quem não sabe, enviar uma mensagem de agradecimento ao entrevistador é uma prática muito comum na América do Norte, praticamente uma questão de etiqueta.

No entanto, como esse não é um hábito muito comum no Brasil, muitos brasileiros recém-chegados ao Canadá deixam de enviar este agradecimento simplesmente por não conhecerem esta prática ou até mesmo por não saberem o que colocar neste documento. Se você faz parte deste grupo, não se preocupe! Leia as dicas abaixo e esteja preparado para elaborar a “Thank you note” perfeita!

1)Devo escrever um e-mail ou uma carta à mão?

Atualmente, a forma mais comum de enviar a sua “Thank you note” é por e-mail. No entanto, lembre-se sempre de usar linguagem e formato profissionais.

2) Para quem devo enviar a “thank you note”?

Se você foi entrevistado por mais de uma pessoa, envie para todos os recrutadores que estavam presentes no momento. A única exceção a essa regra é se você participou de uma entrevista no estilo “conferência” por skype ou telefone. Neste caso, você pode enviar apenas um e-mail endereçado a todos que participaram daquele momento.

3) Quando devo enviar a minha “thank you note”?

O ideal é enviar a mensagem em até 24 horas após a sua entrevista. Não esqueça de fazer uma mensagem personalizada, que seja um reflexo do que foi conversado com os recrutadores. Nunca faça uma “Thank you note” padrão para enviar depois de todas as entrevistas que participou.

4) E se eu não tiver o e-mail de todos os recrutadores que participaram de minha entrevista?

Se você participou de uma entrevista com mais de um recrutador, provavelmente você não terá o e-mail de todos eles. Se este for o caso, não se preocupe! Você pode enviar a mensagem apenas para quem você já tem o contato e pedir para que ele (a) encaminhe sua mensagem para as outras pessoas. Ou então você também pode pedir o e-mail dos outros entrevistadores para enviá-los mensagens mais personalizadas.

Em alguns casos, você pode não ter o e-mail de ninguém que o entrevistou. Neste caso, entre em contato com a pessoa que organizou sua entrevista e peça para ele os e-mails. Uma outra opção é, ao final da entrevista, ir até a recepção e pedir os contatos.

5) O que preciso escrever na minha “thank you note”?

Como já dito anteriormente, evite usar padrões e modelos. O principal objetivo da “Thank you note” é mostrar que você é um candidato único. Porém, não precisa escrever demais. Cerca de 200 palavras já são o suficiente. Lembre-se que sua carta precisa conter um agradecimento ao entrevistador e não esqueça também de mencionar um projeto ou solução que vocês tenham discutido. Você também pode falar sobre algum tópico que vocês conversaram durante a entrevista. No que diz respeito à forma de escrita, você pode ser um pouco descontraído, mas sem perder a formalidade.

6) Use os três “Qs”: Quem?, o quê?, quando?
Quem?
O “quem” é o entrevistador. Pense nas seguintes questões: Qual tipo de mensagem ele gostaria de receber?
O quê?
O principal objetivo da sua “thank you note” é enfatizar o seu valor para a empresa. Mostre que você pode ser uma peça fundamental para a empresa ajudando com projetos e soluções. É interessante também mencionar tópicos pessoais que foram discutidos durante a entrevista.
Quando?
Peça ao recrutador para entrar em contato com você caso eles precisem de mais informações. Mencione também que você está esperando a resposta deles.

Clique aqui e veja aqui um exemplo de “Thank you note” criada pelo site Monster.ca.

Clique aqui e saiba como trabalhar no Canadá

Fonte: Workopolis.ca