3RA Intercâmbio

Mejores ciudades de Canadá para niños

Pesquisa aponta quais as melhores cidades do Canadá para crianças

192 Compart.

Que o Canadá é um dos melhores países para se viver no mundo todo mundo já sabe. E este dado vem animando muitos brasileiros que buscam novas oportunidades de trabalho e qualidade de vida para suas famílias, principalmente aqueles que têm filhos. Por isso, nós resolvemos publicar aqui no blog uma pesquisa realizada pela MoneySense Canada, que divulgou um estudo mostrando quais são as melhores cidades do Canadá para crianças.

Para chegar ao resultado da pesquisa, a MoneySense Canada levou em consideração fatores como: quantidade de oferta e fácil acesso a creches, programas específicos para a criançada, custo de vida familiar, empregabilidade local e renda.

E você acredita que uma cidade com apenas 28 mil habitantes levou a medalha de ouro neste ranking? Pois bem, conheça Saint-Bruno-de-Montarville, na província de Quebec, e veja porque ela conquistou o primeiro lugar nesta disputa.

Melhores cidades do Canadá para crianças

Fonte: MoneySense

Além da cidade de Saint-Bruno-de-Montarville ser o lar perfeito para as crianças, segundo a pesquisa, outras informações contribuíram para que ela alcançasse o topo do ranking das melhores cidades do Canadá. Por exemplo, a taxa de desemprego local é de cerca de 3% e há um preço acessível para a compra da casa própria, sendo que a média do aluguel é de CAD 809 (em Vancouver, por exemplo, este valor pode chegar a CAD 2 mil para um apartamento de um quarto na área de Downtown).

Outro ponto primordial do estudo é a disponibilidade das creches, e em Saint-Bruno-de-Montarville há muitas vagas e com preços atraentes. O “Daycare” (para crianças de até 4 anos de idade) tem um custo médio de CAD 164 mensais, enquanto há cidades canadenses em que este valor pode ultrapassar CAD 1 mil por mês.

De acordo com a instituição da pesquisa, a administração da cidade leva em consideração o bem-estar das crianças em todas as decisões, o que rendeu à cidade o título de “Amiga das crianças”, credenciada pela própria província. Além disso, a maioria das comunidades lidera programas recreativos totalmente gratuitos, nos quais os pais podem deixar os filhos no horário de trabalho, por exemplo.

Há também locais cobertos para as atividades em dias chuvosos. “É algo exclusivo de Saint-Bruno, não conheço nenhuma outra cidade que ofereça isso”, diz Marilou Alarie, conselheiro local da Saint-Bruno, que ajuda a supervisionar os programas da cidade voltados para as crianças.

Melhores cidades do Canadá para crianças por província

Quebec é, sem dúvida, o grande destaque desta lista da MoneySense. As cidades dessa província aparecem como referência absoluta até o sexto lugar com Lévis, Blainville, Saint-Constant, Saint-Augustin-de-Desmaures e Mont-Royal, respectivamente. É só a partir daí que outras localidades como Oakville e Ottawa, ambas na província de Ontario, com a sétima e oitava posições, aparecem. Porém, mesmo depois delas, seus olhos ainda vão ver muito a palavra “Quebec”.

Confira abaixo a lista com as 20 melhores cidades do Canadá para viver com crianças, incluindo a informação da porcentagem da população com até 15 anos de idade em cada uma delas:

1 Saint-Bruno-de-Montarville (Quebec) – 19.2%
2 Lévis V (Quebec) – 18.6%
3 Blainville V (Quebec) – 19.6%
4 Saint-Constant (Quebec) – 19.1%
5 Saint-Augustin-de-Desmaures (Quebec) – 22.2%
6 Mont-Royal (Quebec) – 21.1%
7 Oakville T (Ontario) – 19.1%
8 Ottawa CV (Ontario) – 17.7%
9 Cantley (Quebec) – 22.6%
10 Mont-Saint-Hilaire (Quebec) – 20.1%
11 Chambly (Quebec) – 21.7%
12 Saint-Basile-le-Grand (Quebec) – 21.5%
13 Boucherville V (Quebec) – 18.0%
14 Saint-Lambert (Quebec) – 19.3%
15 Vaudreuil-Dorion (Quebec) – 22.0%
16 Russell TP (Ontario) – 19.4%
17 Terrebonne V (Quebec) – 19.6%
18 LaSalle (Ontario) – 18.3%
19 Halton Hills T (Ontario) – 19.4%
20 Burlington CY (Ontario) – 16.7%

Fonte: MoneySense Canada

Leia também: Escola gratuita para filhos no Canadá: Como funciona?

Tem filho e está em Vancouver? Descubra alguns lugares legais para ele brincar