Como são cobrados impostos sobre produtos e serviços no Canadá

Enquanto no Brasil as pessoas não sabem o valor a mais que estão pagando pelos impostos de um produto ou serviço, uma vez que essas taxas já estão embutidas no valor final ofertado, aqui no Canadá todas as contas vão vir discriminando o valor do produto/serviço, mais as taxas adicionais. As tarifas mais aplicadas e comuns são: PST (Provincial Sales Tax), em Quebec, QST (Quebec Sales Tax), GST (Goods and Services Tax) e HST (Harmonized Sales Tax), que em algumas províncias é a combinação das taxas de PST e GST.

Quem é brasileiro precisa ficar atento nesse ponto, porque o valor visto no cardápio ou na prateleira não será o mesmo cobrado no caixa. Muita gente quando chega aqui fica sem entender o motivo, questiona o cobrador, por exemplo, porque o shampoo era 4.50 na etiqueta, mas na hora de pagar foi cobrado 5 dólares. Bem, agora você já sabe. Um jeito muito mais justo e transparente de cobrar as taxas sobre produtos e serviços, você não acha?

Entendendo um pouco mais sobre GST, PST, QST e HST

O GST é a taxa federal de 5% aplicada sobre produtos e serviços em todas as províncias do Canadá. Alguns produtos e serviços, porém, recebem taxa zero de GST, como leite, pão e vegetais (considerados itens de consumo básico), medicamentos prescritos, dispositivos médicos, como aparelhos auditivos, serviços de child care, a maioria dos serviços educacionais, etc. Veja aqui a lista completa dos produtos e serviços com 0% de taxa.

O PST e QST (em Quebec) é a taxa cobrada pela venda de produtos e serviços em cada província. Por ser uma taxa específica de cada região, os valores são diferentes. Em British Columbia, por exemplo, a taxa é 7%, em Manitoba e Ontário 8%, enquanto em Quebec 9.975%.

O HST como já falado anteriormente é a combinação das taxas de 5% do GST, mais a taxa de PST de cada província. São 5 as regiões que optaram pela tarifação via HST: New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Nova Scotia, Ontário e Prince Edward Island.

As províncias de Alberta, Northwest Territories, Nunavut e Yukon não possuem taxa provincial (PST), lá são tarifados apenas os 5% de GST.

Confira abaixo a descrição das taxas cobradas por cada província:

Impostos sobre produtos e serviços no Canadá
ProvínciaTaxas aplicadasGSTHSTQSTPSTTOTAL
AlbertaGST + PST5%5%
British ColumbiaGST + PST5%7%12%
ManitobaHST5%8%13%
New BrunswickHST13%13%
Newfoundland and Labrador*HST13%13%
Northwest TerritoriesHST5%5%
Nova ScotiaHST15%15%
NunavutHST5%5%
OntarioHST13%13%
Prince Edward IslandHST14%14%
QuebecGST + QST5%14.98%
SaskatchewanGST + QST5%9.98%5%10%
YukonGST5%5%

*Última atualização foi 1 de julho de 2015.
*Newfoundland and Labrador* já anunciaram reajuste na taxa de HST de 8% para 10% a partir de 1 de janeiro de 2016.