3RA Intercâmbio

Como levar meu bichinho para o Canadá?

62 Shares

Uma das grandes preocupações de quem tem um animalzinho de estimação e vai embarcar de vez para o Canadá é como será feito o transporte do bichinho para o novo país. Nós sempre recebemos muitas perguntas sobre este tema e, por isso, decidimos fazer um post em nosso blog resumindo um pouquinho sobre o assunto. Porém, é importante lembrar que as regras e condições do transporte dependem de muita coisa, como o país de entrada e saída, a companhia área, entre outros. As características do animal também são levadas em consideração na hora de definir como a viagem será feita. 

As companhias áreas, por exemplo, têm exigências diferentes para o transporte de animais de estimação. Algumas são mais flexíveis e, dependendo do tamanho de seu bichinho, ele poderá viajar com você dentro da cabine mesmo, embaixo do banco da frente. Este é o caso da Air Canada. A empresa aceita cães e gatos na cabine, desde que o animal tenha até 10 kg, e esteja em uma gaiola de 23 centímetro de altura, 40 centímetros de largura e 55 centímetros de comprimento, ou em uma bolsa de 27 centímetros de altura, 40 centímetros de largura e 55 centímetros de comprimento.  Para transportar o seu pet nestas circunstâncias, será cobrado uma taxa extra que pode variar entre CAD $ 50 e CAD $ 100 dependendo do itinerário.

Caso o seu animal não esteja dentro destas medidas, na Air Canada, ele precisará ser transportado no compartimento de bagagem, mas no mesmo voo que você. Para isso, ele precisará ter até 32 kg e deverá ser transportado em gaiolas apropriadas com 292 centímetros lineares (somando comprimento, altura e largura). Neste caso, o valor cobrado depende do trajeto. Para Toronto e Montreal, por exemplo, a taxa é de CAD $ 214 enquanto para outras cidades canadenses o valor é de CAD $ 240. É importante lembrar ainda que normalmente as companhias aéreas tem um limite de animais permitidos por voo e, por isso, é importante reservar o espaço de seu animalzinho o quanto antes.

Quais documentos preciso preparar?

Os documentos exigidos também vão variar. Normalmente eles vão depender da idade do animal, do país de onde ele está vindo e dos objetivos da viagem.

O Brasil não é considerado um país livre da raiva. Portanto, o seu bichinho precisará ter tomado a vacina contra a doença dentro do período de um ano e você deverá comprovar por meio de um certificado, que deverá ser emitido por um veterinário licenciado, em inglês ou francês, e que contenha as seguintes informações: raça, sexo, cor, peso, data da vacinação, número de série da vacina e duração da imunidade. O animal também precisa estar com todas as outras vacinas em dia.

Você também precisará marcar uma consulta com o veterinário e pedir um atestado de saúde, com todos os seus dados e de seu animalzinho. Esse documento terá validade de três dias e, em seguida, você precisará levá-lo para o médico do Ministério da Agricultura em algum Aeroporto internacional e emitir o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI). A consulta com o especialista deverá ser agendada e é preciso ficar atento à validade do CZI emitido, que costuma ser bem curta. O documento é emitido gratuitamente.

Todos os animais que chegam ao Canadá também precisam passar por uma inspeção realizada pela Canada Border Agency (CBSA) assim que dão entrada no país. Neste momento, o agente irá analisar as informações do animal, além de verificar se ele apresenta algum sinal de doença e se a carteira de vacinação está em dia. Se o animal estiver saudável e com toda a documentação correta, o dono pagará CAD $ 30 para o primeiro animal e CAD $ 5 para cada animal adicional; Porém, se estiver algo errado, o valor a ser pago será de CAD $ 55 para o primeiro bichinho e CAD $ 30 para os outros. Além disso, os donos terão duas semanas para apresentar um certificado de um médico canadense provando que o animal está saudável e dentro das exigências do governo canadense.

É importante lembrar que diferente de outros países, o Canadá não exige quarentena, nem microchip ou tatuagem de identificação para os animais.

Links úteis:

Clique aqui para obter mais informações sobre a documentação exigida para animais no Canadá

Air Canada: Transporte de animais