sistema bancário na Irlanda

Como funciona o sistema bancário na Irlanda

Na Irlanda, as principais instituições financeiras são o Bank of Ireland e o AIB. De modo geral, o sistema bancário é bem parecido com o que conhecemos no Brasil, com alguns aspectos positivos e outros nem tanto, mas isso pode variar de banco a banco. Por exemplo, quase todas as grandes instituições financeiras cobram por transações na conta, seja para retirada em caixas eletrônicos ou mesmo transferências. Por isso, é muito importante pesquisar bem antes.

Uma das primeiras coisas a fazer quando chegar na Ilha Esmeralda é abrir uma conta bancária. O processo é muito fácil. Basta levar um documento de identificação, que pode ser um passaporte válido, carteira de habilitação ou documentos emitidos pelos órgãos do governo com seu nome, além de um comprovante de endereço na Irlanda.

Se você for estudante, a escolha do banco será feita pela escola onde você vai estudar, pois cada instituição faz parceria com um banco específico para abertura da conta dos seus alunos. A escola libera uma carta para os alunos e esta deve ser apresentada juntamente com o passaporte para abertura da conta.

O segundo passo será transferir sua primeira quantia para sua conta irlandesa. Neste caso, um dos métodos mais fáceis para fazer esta operação é utilizando o Transferwise, um método que caiu na graça dos viajantes, pois oferece taxas muito atrativas. O envio do dinheiro em reais pode ser feito pela sua conta bancária ou cartão de débito e o destinatário recebe a quantia em euros diretamente da conta bancária local da TransferWise. Clique aqui e saiba mais sobre como enviar e receber dinheiro na Irlanda.

Antigamente, era obrigatório abrir uma conta em banco irlandês para dar entrada no visto Stamp 2, porém, foi divulgado no primeiro trimestre de 2016 a notícia que os estudantes que estiverem no processo para obtenção do visto não precisarão necessariamente abrir uma conta bancária na Irlanda para comprovar os três mil exigidos pela imigração. O processo pode ser feito agora por meio de um Bank Draft (cheque bancário).

Tipos de contas bancárias:

Conta corrente (conta corrente): esta é uma conta para usar diariamente. Você receberá um cartão em torno de sete dias para fazer pagamentos em geral, depósitos, saques, compras pela internet, etc.

Poupança (Saving account): Na maioria dos bancos é gratuito e com ela você recebe um cartão que você pode sacar dinheiro em caixas eletrônicos da mesma rede bancária. Esta é uma conta que você escolhe se tiver uma graninha extra para deixar rendendo.

Saiba mais sobre os bancos na Irlanda

Bank of Ireland – o Banco da Irlanda é o maior e mais popular entre os estrangeiros do país. Quase todas as principais cidades da Irlanda possuem uma sucursal. Além disso, você encontrará ATMs (caixa eletrônico) na área da Irlanda do Norte, onde você pode acessar libras esterlinas em dinheiro com seu cartão de débito com conversão do dia que sacar o dinheiro.

AIB (Allied Irish Bank) – o IAB ocupa o segundo lugar na lista de popularidade de bancos irlandeses e estão espalhados por todo o país. Como no exemplo do Bank of Ireland, não será difícil encontrar caixas eletrônicos, inclusive na parte da Irlanda do Norte com as mesmas condições que o Bank of Ireland.

Permanent TSB – embora um pouco mais “modesto” do que os anteriores, o TSB oferece muitas vantagens para os estrangeiros. Além disso, sua conta corrente é geralmente gratuita se o uso da conta é muito básico.

Ulster Bank – é muito utilizado na Irlanda do Norte e pelos ingleses. Essa conta é aconselhável se você pretende viajar regularmente para o Norte ou para a Inglaterra, já que não são cobradas taxas extras para saques de libras em caixas eletrônicos.