Como receber e enviar dinheiro na Irlanda

O processo de enviar ou receber dinheiro do Exterior pode ser complexo e burocrático. Diante das taxas e impostos que incidem sobre qualquer quantia enviada ou recebida dá vontade de desistir antes mesmo de começar. Mas não precisa ser assim, sabia? A 3RA preparou um pequeno guia de como fazer isso sem perder tanto dinheiro – e toda a paciência – no processo. Conhecendo cada meio de envio ou recebimento é possível escolher aquele que se encaixa melhor nas suas necessidades. As principais formas de enviar e receber dinheiro no Exterior são:

Western Union
Oferece envio e recebimento de dinheiro para mais de 437 mil pontos de atendimento em mais de 200 países. O envio de remessas é rápido e não é necessário ter conta em banco para receber o dinheiro. Sem custo algum para quem recebe (todos os custos ficam a cargo do depositante), o valor fica disponível para saque em uma agência autorizada em 24 horas.

Cartão de crédito ou débito
É a forma mais simples para quem envia o dinheiro, basta depositar o valor na conta brasileira vinculada ao cartão de débito ou na qual será feito o pagamento da fatura do cartão de crédito. Por outro lado, todos os bancos brasileiros cobram uma taxa para saque internacional no cartão de débito. Da mesma forma, os caixas eletrônicos no Exterior cobram taxa para saque internacional no cartão de crédito. E tem, claro, o IOF de 6,38% que incide sobre saques em moeda estrangeira, seja no débito ou no crédito.

Cartão pré-pago
Você carrega o cartão com o valor desejado antes de viajar e pode usá-lo para fazer saques e compras, recarregando sempre que precisar. Isso pode ser feito pela internet, via transferência ou boleto bancário (dependendo da instituição financeira ou da agência de câmbio) ou por alguém de sua confiança no país de origem do dinheiro. Para saques no débito é cobrada uma taxa de saque da instituição financeira do cartão, acrescida de taxa do caixa eletrônico, caso houver. Os 6,38% de IOF são cobrados sobre o valor colocado no cartão e incidem a cada recarga.

PayPal
Ao abrir uma conta no PayPal você consegue enviar ou receber dinheiro de qualquer outra conta PayPal em qualquer lugar do mundo, podendo decidir quem paga as taxas de transferência: você ou a pessoa que está enviando o dinheiro. O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito ou transferência bancária e o dinheiro cai diretamente na sua conta do PayPal. Uma dica: em alguns países não é cobrada taxa para transferir dinheiro da conta do PayPal para uma conta bancária, por isso às vezes vale a pena abrir a conta diretamente nesses países e não no Brasil.

Transferência bancária internacional
Pode ser feita em qualquer agência bancária que realize ordem de pagamento no Exterior. Para enviar dinheiro você vai precisar dos dados bancários de quem recebe, incluindo o código Swift do banco e o código IBAN da conta que irá receber o dinheiro. Cada instituição cobra uma taxa para transferir valores para bancos no estrangeiro. Da mesma forma, o banco que recebe poderá cobrar taxas para receber e disponibilizar os valores ao beneficiário. Por isso, é prudente se informar sobre o valor antes de iniciar o processo.

Transferwise
Utilizando um sistema ponto-a-ponto (peer-to-peer) para transferir valores de um país a outro, o Transferwise cobra 2,5% de taxa para enviar dinheiro (nesse total já estão embutidos 0,38% de IOF) com um custo até oito vezes mais barato do que uma transferência bancária. Além de taxas menores, outra vantagem é que a empresa oferece um câmbio competitivo e é possível fazer toda a operação pela internet, inclusive o pagamento do boleto relativo ao valor a ser transferido para o Exterior. Após a confirmação do pagamento o dinheiro leva alguns dias para cair na conta do beneficiário. Ah, sim, para usar o Transferwise você precisará de uma conta bancária no Exterior.