3RA Intercâmbio

finanças no Canada

Área de Finanças no Canadá: Salários e carreiras

48 Shares

Arrumar as malas para morar em outro país é muito mais que realizar um sonho. É também sentir de perto o desafio de se estabelecer em outra cultura, o que envolve não só a esfera pessoal, mas como a profissional. Será que vou conseguir um emprego na minha área? Quanto vou ganhar? São muitas perguntas durante este processo. Pensando nisso, nós decidimos fazer um texto especial para falar sobre a área de finanças no Canadá e como está este mercado no país.

De acordo com um estudo realizado pela Randstad, empresa de gestão de carreira no Canadá, o setor financeiro tem sido um elemento básico da indústria nacional. Para se ter uma ideia, os cinco maiores bancos nacionais estão na lista dos mais estáveis do mundo. Além disso, a maior bolsa de valores canadense (e 9º maior do mundo), a TSX, está entre as top 10 globais.

Outro destaque é que, com a evolução da tecnologia, a tendência é que a área de finanças no Canadá cresça proeminentemente. A capacidade de analisar grandes dados está rapidamente se tornando uma responsabilidade principal no dia a dia destes profissionais. Portanto, é esperado que eles sejam habilidosos não só com os números, mas ao analisar dados com o suporte das plataformas digitais.

Demanda para a área de Finanças no Canadá

Finanças no Canadá

Ainda com os números da análise da Randstad, atualmente, mais de 675 mil profissionais de finanças vivem no Canadá. No ano passado, 4.680 novos postos de trabalho foram criados no setor financeiro e contábil, indicando um crescimento bastante positivo.

Fique ligado, pois a demanda por especialistas financeiros está fortemente concentrada em Toronto. É lá que está a sede da TSX e muitos grandes bancos e, por isso, a cidade é responsável por mais de 65% dos novos empregos gerados por lá. A cidade de Montreal também viu um grande avanço para quem deseja avançar nesta carreira.

Áreas em alta

Em 2018, a lista dos principais empregos em Finanças no Canadá está bem diferente em relação ao ano passado. Embora contadores e analistas financeiros permaneçam em alta demanda, os analistas de negócios saltaram para uma das primeiras posições da lista. Veja abaixo:

  1. Contador (accountant)
  2. Analista de Negócios (business analyst)
  3. Analista financeiro (financial analyst)
  4. Controller
  5. Accounting clerk
  6. Consultor Financeiro (financial advisor)
  7. Gerente de Impostos (tax manager)
  8. Responsável pela folha de pagamento (payroll)

Salário na área de Finanças no Canadá

O salário médio dos profissionais desta área é de aproximadamente CAD 73.650 mil ao ano. Isso representa uma queda em relação aos CAD 85.000 do ano passado, embora os setores financeiro e contábil continuem sendo um dos setores que pagam mais alto no Canadá.

Veja abaixo, uma tabela que mostra a variação salarial para esta profissão em algumas das cidades canadenses:

Finanças no Canadá

 

 

 

 

 

 

Fonte: Randstad

Área de Finanças no Canadá: aumente suas chances

Finanças no Canadá

Para que as oportunidades possam chegar, a recomendação é não parar de estudar. Principalmente para nós, brasileiros, que temos um caminho mais árduo, já que a área financeira no Canadá está na lista das profissões regulamentadas do país. Ou seja, se você deseja exercer esta função aqui, você necessitará de uma licença do órgão regulador da sua atividade na província onde deseja atuar.

Algumas certificações, ainda, mostram a diversidade da área financeira no Canadá. Por exemplo, se o seu objetivo é trabalhar com contabilidade, a obtenção do CPA (chartered public accountant) e do CMA (certified management accountant) darão um brilho diferenciado ao seu currículo.

Onde trabalhar na área de Finanças no Canadá

A maioria das empresas canadenses emprega especialistas financeiros para manter suas finanças e práticas contábeis em ordem. Porém, há também empresas de administração, construção e TI que estão recrutando profissionais de finanças. A verdade é que em todo negócio é necessário ter alguém para gerenciar as finanças, portanto, o leque de oportunidades é grande.

Confira algumas indústrias onde você poderá atuar:

  1. CPA designation
  2. Software de contabilidade (accounting software)
  3.  Bilinguismo (francês)
  4. Contas a pagar (accounts payable)
  5.  Software de contabilidade geral (general ledger software)
  6. Structured query language (SQL)
  7. Canadian securities course (CSC)
  8. CMA designation

Perspectivas para a área de Finanças no Canadá

O site WorkBC, plataforma de busca de empregos em British Columbia, desenvolveu um estudo muito interessante que aponta dados sobre o mercado de trabalho nesta província até o ano de 2025. De acordo com o relatório, vários cargos da área de finanças estão entre as profissões em alta em terras canadenses.

Além disso, segundo o estudo, a área de finanças respondeu por 62.300 empregos em 2017. Deste mesmo ano até 2027, o setor tem previsão criar mais 21.800 novas vagas de emprego.

Fonte: WorkBC Labour Market Outlook 2025

Finanças entre as Top 100 ocupações

O estudo aborda também as top 100 ocupações em British Columbia. Como muitos brasileiros optam por iniciar sua vida acadêmica fazendo um curso de certificado ou diploma no Canadá, o cargo de Técnico de Contabilidade, que por exemplo aparece neste perfil, responde por 10.100 vagas até 2027.

Fontes: Randstad
WorkBC Labour Market Outlook 2025

Veja também: Você sabe quanto ganha um profissional da sua área no Canadá?
Conheça ferramentas que irão lhe ajudar a encontrar um emprego no Canadá