3RA Intercâmbio

Você conhece o CELPIP?

13 Shares

Quando pensamos em exames de proficiência em inglês, o primeiro que vem a nossa cabeça é o IELTS (International English Language Testing System). Porém, aqueles que desejam imigrar para o Canadá contam com uma outra alternativa nem tão famosa assim: o Celpip (Canadian Exam Language Proficiency Index Program).

Para quem não conhece, o Celpip tem como finalidade testar os candidatos à imigração para o Canadá. Ele também serve como porta de entrada para algumas instituições de ensino do país. Diferentemente do IELTS, ele só vale para os processos canadenses e não serve para a imigração ou matrícula em instituições de ensino em outros países, por exemplo.

O Exame, que só pode ser realizado no Canadá, é todo feito via computador, inclusive a parte de speaking. Atualmente, existem duas versões da prova: o Celpip General e o Celpip General LS (listening e speaking).

Para fins de imigração, é preciso realizar o Celpip General, o qual conta com os quatro componentes: Listening, reading, writing e speaking. No total, o candidato tem três horas para completar o exame, sendo 47 minutos para o listening, 60 minutos para o reading, 53 minutos para o writing e 20 minutos para o speaking. As notas serão divulgadas em oito dias úteis após a realização do exame e os níveis de conhecimento variam de M (pontuação 0, 1 e 2), que é a proficiência mínima, até 12, que representa a “proficiência avançada”. Veja a tabela abaixo:

CELPIP Level Descrição CLB (Canadian Language Benchmarks) Level
12 Advanced proficiency in workplace and community contexts 12
11 Advanced proficiency in workplace and community contexts 11
10 Highly effective proficiency in workplace and community contexts 10
9 Effective proficiency in workplace and community contexts 9
8 Good proficiency in workplace and community contexts 8
7 Adequate proficiency in workplace and community contexts 7
6 Developing proficiency in workplace and community contexts 6
5 Acquiring proficiency in workplace and community contexts 5
4 Adequate proficiency for daily life activities 4
3 Some proficiency in limited contexts 3
M Minimal proficiency or insufficient information to assess 0, 1, 2

O valor do CELPIP General varia de acordo com a província, sendo de CAD $ 265 na maioria delas, CAD $ 300 em Nelson & Prince George e British Columbia e CAD $ 365 em Yukon e Northwest Territories.

Já o CELPIP-General LS é uma versão “reduzida” do CELPIP-General e só conta com as provas de listening e speaking. Ele é realizado por aquelas pessoas com idades entre 14 e 64 anos que desejam obter a cidadania canadense. É um teste bem mais rápido, com pouco mais de uma hora de duração, sendo 47 minutos para a parte de listening e 20 minutos para a de speaking. O sistema de pontuação é o mesmo do CELPIP-General e os resultados também são divulgados em oito dias úteis. O valor varia entre CAD $ 175 e CAD $ 225.

Para ambos os testes você poderá registrar-se online, no site oficial da prova. Você também poderá fazer sua inscrição pessoalmente no escritório do Celpip em Vancouver, localizado na Virtual Way, número 2925, Suite 110, ou por correspondência. Neste último caso, você precisará fazer o download do formulário de inscrição e enviar em seguida.

Você poderá pagar a taxa de inscrição com os cartões VISA, Mastercard e American Express. A empresa responsável pelo exame também aceita pagamentos via PayPal. Caso você for pagar por carta, é só emitir uma “money order”. Clique aqui para saber mais detalhes sobre as formas de pagamento.

O site oficial do Celpip recomenda que o registro seja feito online, mas eles aceitam também via correspondência com o envio de um formulário específico ou ainda pessoalmente no escritório de Vancouver. Vale reforçar que não é possível se registrar pessoalmente nas unidades que realizam a avaliação, além desta única devidamente indicada no website.

Os valores do teste acabam variando um pouco de acordo com a província ou território canadense. Para se ter uma ideia, considerando como base o mês de maio de 2016, o preço para realizar a prova do CELPIP General está entre $265,00 a $365,00 e são acrescidos mais os impostos.

Como forma de pagamento a empresa responsável por aplicar o teste aceita na forma online os cartões VISA®, MasterCard® e American Express®,  além do sistema PayPal®. Já se a opção for pagar via email, basta fazer uma “money order” seguindo as devidas orientações também do site oficial.