3RA Intercâmbio

Verdade ou mentira: Seguro saúde é obrigatório para entrar no Canadá?

90 Shares

Seguro saúde é obrigatório para entrar no Canadá

Mentira. O turista ou estudante que está vindo para o Canadá não é obrigado a contratar o seguro, mas essa história não é como parece. Apesar do governo canadense não exigir a apresentação do seguro, as escolas exigem. Ou seja, se você chega por aqui sem seguro saúde você entra no país, mas não começa a escola. Além dessa dor de cabeça, você pode ter outro problema que vai pesar no seu bolso.

Vir para o Canadá sem seguro é correr o risco de acontecer com você aquela história do “barato que sai caro”. Economizou com o seguro, mas se você precisar de atendimento emergencial por qualquer motivo será cobrado cerca de CAD 900,00 pela consulta, fora os exames, um ressônancia magnética do crânio, por exemplo, custa mais ou menos CAD 1.500. Na hipótese de você fazer snowboard (esporte comum no Canadá) e cair, lá se vão CAD 2.400 dólares, ou em média R$ 7.200 reis do seu precioso e suado dinheiro.

Contratar o seguro saúde é mais do que aconselhável e por isso todos os clientes da 3RA recebem em seus orçamentos a previsã dos gastos com seguro. O diretor educacional da agência, Francisco Zarro, explica que mesmo o aluno chegando no Canadá e contratando o serviço público de assistência a saúde, é aconselhavel que ele tenha no mínimo 3 meses de seguro privado, já que o processo pode levar mais de 90 dias para ser aprovado e ter validade. No caso para alunos que vão ficar pouco tempo é fundamental ver as regras do plano de saúde de cada província, em BC (British Columbia) o plano público só pode ser solicitado para estadia acima de 6 meses.

Em termos de cobertura Zarro explica a principal diferença entre as duas opções é que enquanto o seguro vai ser usado em casos de emergência, queda, gripe, infecção de garganta, virose, etc. O plano de saúde do governo cobre essas situações, mas também pode ser usado para marcar consultas, fazer acompanhamento de questões de saúde pré existentes, como anemia, e uso de pilula anticoncepcional. (Leia sobre como comprar pílula anticoncepcional no Canadá clicando aqui).

Por que contratar o seguro de saúde da 3RA

O seguro oferecido pela 3RA é de uma empresa canadense, ou seja, essa empresa conhece com mais detalhes como clínicas e hospitais funcionam no Canadá. Esse conhecimento gera a oportunidade de extreitar relacionamento, sendo esse seguro mais aceito pela rede de saúde do país. Além disso, os valores são mais em conta do que os planos brasileiros, cerca de CAD 2.20/dia para cada pessoa.

Já o valor dos planos de saúde públicos vão variar de acordo com a província. “Aqui em Vancouver o valor mensal é de CAD 72,00 por pessoa e cerca de CAD 130,00 para o casal. Já Manitoba e Alberta sao de graça e Ontario não abre para estudante internacional, lá precisa contar só com o particular”, esclarece o diretor educacional que vive no Canadá há mais de 12 anos.

Clique aqui para conhecer mais detalhes do seguro de saúde da 3RA.