3RA Intercâmbio

Vancouver tem mais de 270 quilômetros de ciclovia

410 Shares

Enquanto o Brasil engatinha nos projetos de mobilidade e criação de ciclovias, em Vancouver é possível pedalar por quase todas as ruas da cidade usando vias exclusivas para bicicletas, são mais de 270 quilômetros, uma cobertura de dar inveja. Os ciclistas também encontram, por toda parte, lugares para estacionar as bicicletas, o proprietário só precisa ter corrente e cadeado. Para realizar trajetos mais longos, os ônibus e metrôs também são equipados para realizar o transporte desse veículo de duas rodas.

Para aumentar a segurança que as ciclovias oferecem, em alguns pontos as ruas têm até barreiras separando carros de bicicletas e também vias de mão dupla. Tudo é feito com o objetivo de incentivar  o uso desse transporte e dar mais segurança à comunidade. Existe um projeto da prefeitura de construir essas barreiras e vias duplas nas principais ruas e avenidas da cidade. Veja o vídeo abaixo:

Toda essa seguraça e infra-estrutura realmente te convidam a pedalar, de 2008 a 2011 o número de pessoas que usam bicicletas para se locomover cresceu 41%. Mesmo que você não use uma bicicleta há anos, quando estiver na cidade você sentirá vontade dar umas pedaladas por aí. Para completar a cidade oferece ainda um visual de tirar o fôlego, que fica ainda mais bonito quando feito em duas rodas.

Quanto a regulamentação, para pedalar em Vancouver os ciclistas precisam equipar suas bicicletas com sinalizador branco na frente e vermelho na traseira para refletir quando estiver escuro. Também devem parar em todo sinal de pare, principalmente nas intersecções, procurando contato visual com pedestres e motoristas. O uso de capacete é critério obrigatório, a velocidade máxima é de 15 KM/h, e os ciclistas devem pedalar no mesmo sentido das vias, obedecendo o fluxo de veículos, com exceção quando placas indicarem o contrário nas vias duplas.

Para os visitantes, alugar uma bicicleta e sair dando voltas pela cidade é um dos passeios obrigatórios. É muito comum encontrar por Vancouver lojas que alugam bicicletas por hora ou diária, principalmente perto de praias e parques. O valor da hora é em média CAD 6 dólares e a diária CAD 20,00.

 

Via:vancouver.ca