3RA Intercâmbio

Saiba o que é Jet Lag e como amenizar seus sintomas

Viajar para longe é cansativo e para muitas pessoas significa sofrer por uns dias com o famoso Jet Lag, fadiga sentida por quem viaja de avião e passa por uma repentina mudança de fuso horário, por isso o nome em inglês: Jet = jato e lag = diferença de horário. Entre os sintomas do Jet Lag os mais comuns são:enjoos, irritação, dificuldade de concentração, cansaço e insônia. Quem está pensando em visitar ou passar um tempo mais longo no Canadá é bom seguir algumas dicas para amenizar esses efeitos tão desconfortáveis.

Segundo especialistas, para cada hora de diferença no fuso horário o organismo precisa de cerca de um dia para se adaptar. Por ser o segundo maior país em território do mundo, o Canadá possui 6 diferentes fusos horários. Pra se ter uma ideia, quem vai para Toronto, por exemplo, durante o verão (março a novembro), está a uma hora de diferença do Brasil. Já quem vai para Vancouver, na mesma época, está a 4 hora de diferença, ou seja, quatro dias para se adaptar. No inverno as diferenças aumentam, chegando a 3 horas para Toronto e 6 para Vancouver.

Separamos algumas dicas  que poderão ajudar a diminuir os sintomas causados pelo Jet Lag.

  • Hora de dormir: Tente se habituar ao novo fuso horário alguns dias antes da viagem. Como no Canadá o horário é atrasado, comece a mudar seu horário de dormir, indo para cama mais tarde.
  • Rémedios pré-embarque: Evite tomar comprimidos para dormir durante a viagem. Eles só pioram os efeitos do Jet Lag.
  • Alimentação: Durante a viagem escolha uma alimentação leve e fuja de bebidas alcólicas, elas desidratam e ajudam a causar distúrbio no sono.
  • Luz Natural: Programa-se para chegar no Canadá de dia e aproveite para dar uma caminhada. A luz natural retarda a produção de melatonina, hormônio resposável pela sensação de cansaço.
  • Entre na rotina: Não pule refeições, mesmo que não sinta fome, coma quando for café da manhã, alomoço e jantar. Não vá dormir antes do pôr do sol.
  • Procure descansar: As primeiras noites são fundamentais para seu organismo se recompor. Evite atividades pesadas e procure dormir bem.

Via: turismo.ig e gnt.globo.com