Posso baixar filmes e séries no Canadá?

Fique atento! A lei canadense é diferente da brasileira e você pode ter problemas no futuro.

O download de músicas, filmes e séries é uma prática muito comum no Brasil. Diariamente, milhares de brasileiros baixam conteúdos da internet e não veem isso como um problema, principalmente porque a lei brasileira não considera crime o download desses materiais quando eles são usados apenas para consumo próprio, sem intenção de obter lucro. Porém, no Canadá, a situação é diferente.  A lei anti-pirataria é bem mais rígida e pode gerar uma multa alta para o usuário que desrespeitá-la.

Há pouco mais de um ano, foi criada uma lei com intuito de diminuir a quantidade de downloads ilegais no Canadá.  Desde então, os provedores de internet precisam enviar notificações dos detentores dos direitos autorais para os usuários que forem flagrados realizando downloads que estejam violando as permissões de cópia e reprodução. Geralmente tais notificações são enviadas aos clientes por e-mail.

De imediato, tais avisos não têm qualquer implicação legal, mas são um alerta para o usuário e significa que o autor notou a atividade de download ilegal naquele endereço de IP e pode processá-lo no futuro. A multa pode ser de até CAD$ 5000 por fazer download de material protegido para uso pessoal e de até CAD$ 20000 para aqueles obtiveram lucro.

Portanto, não dê bobeira! Pesquise bastante e fique atento às leis canadenses. Preste muita atenção principalmente naquelas que são diferentes das brasileiras.  Sempre as siga à risca e evite problemas!

Acesse este link para saber como estudar e trabalhar no Canadá