O que você precisa saber ao andar de Bike em Dublin

Quem já teve a oportunidade de visitar Dublin, com certeza reparou na quantidade de ciclovias e no impressionante número de bicicletas pelas ruas. Podemos até arriscar comentar que a bike é o meio de transporte favorito dos intercambistas que moram por lá. Porém, se você também têm a intenção de aderir à este modelo econômico e sustentável quando estiver pelas ruas da Ilha Esmeralda, precisará ficar atento à “etiqueta” irlandesa das bicicletas. São apenas algumas regrinhas e dicas básicas. Desta forma você já poderá sair pedalando assim que chegar na Irlanda, sem preocupações.

1)Não pedale em hipótese alguma nas calçadas. Elas são única e exclusivamente destinadas aos pedestres. Além disso, há ciclovias em praticamente toda a cidade – são 650 km! -, então você não vai precisar dar aquele “jeitinho” e invadir o espaço de quem está caminhando. Informação importante: Mantenha-se sempre à esquerda.

2) Além disso, se você for usar sua própria bike, não esqueça das lâmpadas refletoras e da buzina (ou sino). O uso é obrigatório. Caso você vá usar o sistema da cidade – Dublin Bikes – não precisará preocupar-se com isso, já que as bicicletas já contam com estes equipamentos.

3) Algumas regras são parecidas com aquelas que estamos acostumados quando dirigimos um carro. Se for virar à esquerda ou à direita, não esqueça de sinalizar. Você pode usar o seu próprio braço para isso. Além disso, não esqueça de parar no semáforo e na faixa de pedestres.

4) Apesar de não ser obrigatório, capacete e roupas refletivas são recomendadas. Também deixe o seu fone de ouvido guardado e o seu celular também. É preciso estar 100% atento durante o seu trajeto.

5) Não deixe de estar atento ao site da Road Safety Authority (RSA). Há algum tempo atrás, eles lançaram um E-book com várias dicas para andar de bicicleta em segurança nas ruas de Dublin (Clique aqui para ter acesso ao material). Outra dica importante é ler o Rules of the Road, principalmente a parte destinada aos ciclistas.