O que saber antes de procurar um emprego em outro país

Muitas pessoas que querem trabalhar em outro país acreditam que falar muito bem a língua estrangeira e ter experiência prévia na área em que se deseja trabalhar no exterior, são os fatores decisivos para se ter sucesso na busca por oportunidades fora do Brasil. Porém, procurar emprego é um processo que muda de um país para o outro e que envolve outros aspectos também. Quem garante isso é a especialista em consultoria de emprego e programas de treinamento para o mercado de trabalho, Brenda Crump. Segundo Crump, as tradições e a cultura de cada país, fatores que ela chama de “normas”, vão impactar diretamente no processo de procurar emprego, já que interferem na expectativa do empregador.

Atuante no mercado canadense há 18 anos, a especialista explica que aspectos simples, como o modelo de currículo a se usar, a maneira de formatar as informações, o jeito de se vestir e como se comportar durante uma entrevista, são detalhes que podem tirar a vaga de um candidato qualificado. Experiências anteriores e bom nível de inglês são importantes, mas o postulante precisa sincronizar o perfil da vaga almejada com as informações que vai incluir no seu resumo profissional, colocar tudo o que já fez pode atrapalhar e não ajudar, ou vice-versa. Em certos casos, só o currículo não vai chamar a atenção do departamento de Recursos Humanos, o candidato precisa também de uma cover letter, por exemplo.

Outro fator de extrema importância é conhecer quais segmentos e indústriais estão em crescimento no país. Essas informações vão ajudar a mapear quais áreas são mais prosperas para se procurar emprego, ou seja, onde procurar por vagas, e mais especificamente, quais competências essas áreas estão buscando nos profissionais. Segundo Brenda Crump, “o mercado canadense é altamente competitivo, e saber o que o esse mercado espera de você vai te ajudar a se destacar como um recém-chegado no Canadá”. Ela ainda afirma que para os candidatos que seguem essas dicas, as oportunidades de trabalho aparecem mais rápido.

A questão é que conhecer os aspectos da cultura corporativa do país, saber para onde o mercado está crescendo, e também as habilidades esperadas para cada área de trabalho, não é algo tão simples, ainda mais pra quem está a pouco tempo no Canadá. Sabendo dessas dificuldade, a 3RA decidiu oferecer aos seus clientes uma série de workshops com a especialista, Brenda Crump, explicando com mais profundidade os aspectos levantados nesse texto.

“Temos uma enorme preocupação com a qualidade da experiência dos alunos 3RA, seja quem vem por um tempo determinado, ou quem vem com planos de imigrar. Por isso, fazemos o que for possível para ajudar, nesse caso, sabemos que estamos contribuindo não só com a busca do primeiro emprego dessas pessoas, mas com o traçar da carreira que poderão construir aqui”, explica o diretor de marketing da 3RA, Albert Abrantes.

Os eventos são cortesia da 3RA a todo o público, mas clientes têm prioridade na lista de convidados.

Fique de olho na nossa fanpage para saber mais sobre os workshops e outros eventos feitos especialmente para você!