Irish stew, o tradicional ensopado irlandês

Uma das maiores manifestações culturais de um país é, sem dúvida, a sua culinária. E assim como no Brasil, na Irlanda você vai encontrar uma explosão de sabores. O país também sofreu bastante influência de outras nacionalidades e conta com diversos ingredientes em suas receitas. Um dos pratos mais fomosos da Ilha Esmeralda é o Irish Stew, o tradicional ensopado, muito consumido por habitantes locais e visitantes.

Para quem não sabe, entre os produtos mais utilizados na culinária irlandesa estão a batata e o bacon. Sim, eles adoram! Mas quem não gosta, né?! O Irish stew, por exemplo tem muita batata, com sua base regada a carne de cordeiro e legumes, como cebola e cenouras. Algumas receitas ainda acrescentam a cerveja Guinness, vinho ou whisky para dar aquele toque especial na carne.

Você encontra essa delícia em muitos restaurantes na Irlanda e o preço gira em torno de 20 a 30 euros dependendo do local. Mas que tal preparar em casa este prato tão charmoso e chamar os amigos para saborear? A gente sabe que vida de estudante não é fácil e qualquer graninha que podemos economizar ajuda muito no fim do mês =).

Sendo assim, cozinheiros de plantão, mãos à obra!

Ingredientes:
3 pescoços médios de cordeiro (cerca de 1,8kg), filetes e desossados – você vai precisar finalizar o prato com cerca de 950g de carne pura
1,2kg de batatas
1 kg de cenoura
2 cebolas
½ colher de chá de folhas de tomilho fresco
Cebolinhas frescas e salsa picadas para decorar
Sal

Para o caldo:

Ossos do cordeiro
1 cenoura grande picada
1 cebola picada
½ talo de aipo picado
1 folha de louro
2 raminhos de tomilho
Um raminho generoso de salsa
6 grãos de pimenta preta levemente esmagados

Modo de preparo:

1 – Faça o molho. Coloque os ossos de cordeiro em uma panela grande com a cenoura, cebola, aipo, ervas, pimenta e 1 colher de chá de sal. Despeje 3 litros de água e ferva por 2 horas.

2 – Passe essa mistura em uma peneira fina para remover ossos e legumes. Em seguida, volte para a panela. Ferva até reduzir para cerca de 1,3 litros. (Você pode fazer o molho no dia anterior, só mantenha em um recipiente coberto na geladeira). Você pode congelá-lo por até 3 meses.

3 – Faça o ensopado. Corte o cordeiro em grandes pedaços. Descasque as batatas e corte em pedaços de tamanho semelhantes à carne. Descasque as cenouras e corte em pedaços ligeiramente menores. Corte as cebolas em anéis grossos.

4 – Coloque o cordeiro em uma panela grande e limpa. Despeje o molho e tire todas as impurezas da superfície. Reduza o fogo, tampe e ferva por 10 minutos.

5 – Adicione as batatas, cenouras e cebolas. Tempere generosamente e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo ocasionalmente.

6 – Adicione as batatas e o tomilho. Cozinhe até que o cordeiro esteja macio (15-20 minutos). Retire do fogo, cubra (não mexa) e deixe por 15 minutos. Decore e sirva.

Bom apetite!

Fonte: BBC good food