Pense no impacto que o futebol tem no Brasil. Pensou? Bom, esse é um bom primeiro passo para entender o que é o hóquei no Canadá. O país conhecido por paisagens exuberantes, xarope de bordo, povo gentil e… hóquei no gelo!
Muito mais do que um mero esporte, o hóquei no Canadá desponta como parte inerente da identidade cultural do país, seja nas ruas congeladas de pequenas cidades, quadras escolares ou na televisão. Ah, isso sem falar que é uma ótima forma de puxar papo com os nativos.
Desde muito novinhas, as crianças canadenses crescem com os sons e a energia do esporte. Seja o patins riscando o gelo, a torcida animada ou os tacos batendo no puck. O hóquei é parte da tradição do Canadá e motivo de muito orgulho e emoção.
Então, se está nos seus planos partir para o Canadá para estudar, que tal conhecer um pouco mais? Hoje, vamos mergulhar num esporte nacional de inverno com verdadeiro valor simbólico. Continue lendo e entenda mais sobre esse pedacinho da cultura canadense.
A origem do hóquei no Canadá
Nascido no século XIX, com fortes influências do shinty e bandy, jogos europeus que acabaram saindo de moda, o hóquei também bebe das fontes de práticas indígenas do território que envolviam o uso de bolas e bastões sobre superfícies de lagos congelados.
Claro, é muito difícil precisar, mas historiadores acreditam que o primeiro jogo de hóquei com regras formais foi sediado em Montreal, Quebec, ainda em 1885. De lá pra cá, muitas coisas mudaram, afinal, o esporte se espalhou como fogo pelo país.
Culturas locais adotaram o costume e começaram a organizar partidas em superfícies congeladas de lagos e rios, com o surgimento de clubes e ligas amadoras vindo logo depois. Mais tarde, esse começo simples daria início às organizações profissionais que tomam espaço no Canadá nos dias de hoje!
Foi essa popularização que fez com que, em 1917, fosse fundada a National Hockey League (NHL), uma das principais ligas de hóquei profissional de toda a América do Norte. Mesmo que hoje a NHL conte com times dos Estados Unidos, sua base é fortemente canadense.
Identidade Cultural e Hóquei
Não tem como fugir de um fato: com o passar do tempo, o hóquei se conectou profundamente com a história do Canadá. Em tempos de crises econômicas, durante as grandes guerras ou mesmo nos momentos de celebração, o esporte sempre esteve presente como uma forma de união.
Jogos históricos, como a Série do Século de 1972 entre Canadá e União Soviética, são lembrados até hoje como marcos nacionais. Já nomes como Wayne Gretzky, Mario Lemieux, Sidney Crosby e Marie-Philip Poulin são celebridades nacionais. Eles não apenas conquistaram títulos, mas ajudaram a elevar o esporte a um símbolo de excelência e dedicação.
E, claro, o hóquei no Canadá começou a ser retratado em filmes, literatura, música e até mesmo como parte do currículo escolar. Para muitos canadenses, ser fã de hóquei é quase um traço de personalidade — um elo silencioso que conecta gerações. Sim, nós sabemos que você conhece essa história, só que com um outro país e um outro esporte: o futebol no Brasil!
O hóquei como parte da vida canadense
Desde cedo, as crianças têm contato com o hóquei nas escolas e programas comunitários. Existem ligas infantis e juvenis em praticamente todas as províncias, com jogos amadores acontecendo o ano inteiro. Mesmo para quem não joga profissionalmente, participar de uma equipe de hóquei é uma experiência comum. Para muitos, um rito de passagem!
Em muitas cidades, a arena de gelo é o ponto de encontro da comunidade. Jogos locais reúnem famílias, amigos e vizinhos, seja para torcer, patinar ou simplesmente tomar um chocolate quente e socializar. O hóquei no Canadá não é apenas um esporte para assistir: ele é vivido.
Mesmo em calendários nacionais, as grandes partidas da NHL são vistas com a mesma ansiedade de feriados. O “Hockey Night in Canada”, transmitido desde 1952, é um dos programas mais tradicionais da televisão canadense. Toda semana, milhões de pessoas se reúnem diante da TV para acompanhar os jogos dos seus times favoritos.
Nem só de hóquei vive o canadense
Embora o hóquei no Canadá seja uma potência imensurável, ele não reina sozinho! Um país de dimensões continentais ainda tem muita cultura e diversidade para oferecer, por isso outras modalidades de esportes também têm uma relação especial com o país.
Algumas delas podem, até mesmo, dividir o título de esportes nacionais. Abaixo, apresentamos 4 esportes que também conquistam canadenses por todas as províncias:
Futebol: Sim, não é só paixão do brasileiro, mas também tem crescido muito no Canadá. Com a criação da Canadian Premier League e a chegada da Copa do Mundo de 2026 (que terá jogos em solo canadense), o futebol como conhecemos vem se tornando mais presente na vida dos canadenses.
Curling: Você, com certeza, já viu esse esporte de inverno. Com pedras deslizantes e varredores empenhados, o Curling é uma febre que conquista mais e mais fãs por trazer tantas camadas de estratégia que encantam e enchem de curiosidade. As partidas são comuns em todo o país, especialmente em comunidades menores.
Beisebol e Basquete: estando tão próximo dos Estados Unidos, essa conexão não seria impossível. O beisebol tem uma longa história no Canadá, especialmente em Toronto e Montreal. Já o basquete, por sua vez, foi inventado por um canadense (James Naismith) e hoje vive um boom no país graças ao sucesso do Toronto Raptors, que venceu a NBA em 2019.
Lacrosse: esse primo distante do hóquei é considerado por muitos como o esporte nacional do verão canadense. Também com origem indígena, o lacrosse casa estratégia com muita corrida e contato físico. Ele tem ganhado popularidade especialmente entre jovens e universidades
Uma ponte cultural e emocional!
Falar sobre o hóquei no Canadá é muito mais do que descrever um esporte. É falar sobre um símbolo cultural, uma tradição viva e uma paixão que atravessa gerações. Ele está presente nas grandes arenas e nos quintais congelados, nos campeonatos profissionais e nas ligas escolares, nos corações dos torcedores e na rotina das famílias.
Se você tem planos para estudar no país, conhecer mais sobre esse universo se torna uma poderosa forma de se conectar com as pessoas. Então, guarde um tempo para assistir a um jogo da NHL, patinar pela primeira vez, ou mesmo entender os termos e rituais que envolvem esse esporte.
Ah, e não deixe de falar com a nossa equipe para conhecer mais sobre as possibilidades de estudo no Canadá. Nossa equipe especializada pode te dar toda a consultoria necessária para garantir que você encontre o curso certo, no lugar certo, dando aquela guinada na sua carreira. Quem sabe você não estará no Canadá em 2026, curtindo uma partida de hóquei como espectador ou torcedor?