3RA Intercâmbio

Salud en Canadá

Family doctor, Walk-in Clinic e Hospital: Você sabe a diferença entre eles?

44 Shares

Ao chegarem ao Canadá, muitas pessoas ficam perdidas e não sabem ao certo como usar o sistema de saúde. Nós já fizemos um texto explicando como e quem pode ter acesso ao plano de saúde do governo nas províncias de British Columbia, Ontario e Manitoba, mas ainda não tínhamos explicado as diferentes formas de procurar ajuda médica no país. Por exemplo, você sabe a diferença entre o family doctor, walk-in clinic e hospitais? Então veja abaixo:

*Lembramos que este texto foi baseado nas províncias de British Columbia e Ontario.

Family Doctor: No Canadá, as pessoas que têm acesso ao plano de saúde do governo canadense têm direito ao médico de família. Estes são profissionais que acompanham o paciente durante toda a vida. Eles irão fazer pedidos de exame e são responsáveis também por cuidados preventivos. O médico de família normalmente atende apenas os pacientes de sua lista e ele será o responsável também por encaminhar o paciente a um especialista quando for necessário. 

Walk-in Clinic: Como o próprio nome já diz, as walk-in clinics são clínicas que atendem ao público por ordem de chegada. Em outras palavras, elas são como se fossem um hospital menor para atender casos mais simples e não urgentes. Um machucado simples, uma gripe, dor de cabeça…Assim você consegue atendimento sem precisar ir até um hospital ou marcar horário com o family doctor.

Hospitais: Assim como no Brasil, em casos de urgência e emergência é preciso ir até o hospital. Por isso, é importante lembrar de apenas procurar os hospitais nestas situações ou quando você não tiver outra opção disponível (como walk-in clinics ou family doctors). Muitas pessoas vão aos hospitais para solucionar casos que poderiam ser resolvidos facilmente em walk-in clinics, por exemplo, e acabam comprometendo o atendimento dos hospitais. 

Clique aqui e saiba como estudar e trabalhar no Canadá.