3RA Intercâmbio

Entrevista de emprego no Canadá: Saiba como lidar com as “Illegal Questions”

0 Shares

Todo mundo sabe que o Canadá é famoso por ser um país que respeita as diferenças e é contra qualquer tipo de preconceito. E essa característica reflete-se também no mercado de trabalho. Você sabia, por exemplo, que existem algumas perguntas que não podem ser feitas durante uma entrevista de emprego? Isso mesmo! Aqui certos questionamentos são considerados ilegais e, por isso, nós decidimos fazer esse texto para que você saiba os seus direitos e também esteja preparado caso se depare com alguma situação do tipo.  

No geral, são consideradas ilegais as questões relacionadas a raça, lugar de origem, etnia, posição política, religião, orientação sexual, idade, status de relacionamento, deficiência, peso, altura, situação financeira, entre outras. Caso o empregador faça alguma pergunta inapropriada ou ilegal, cabe a você escolher como respondê-la.

De acordo com a especialista canadense, Brenda Crump, a saída mais comum é “devolver” a pergunta. Ou seja, responder com outro questionamento. Por exemplo:

  • “Could you tell me how my (age, marital status, place of birth, religion, etc.) might have any bearing on the job I am applying for?”
  • “That’s a very interesting question. I’d be happy to answer it if you could tell me the reason for asking it”.

Após ouvir a resposta do empregador, você poderá analisar e ver se a pergunta faz sentido e se de fato a resposta é importante para a vaga desejada. Se escolher respondê-la, você pode relacionar sua resposta com o trabalho, mostrando como você será capaz de executar as tarefas exigidas.

Veja abaixo alguns exemplos enviados pela especialista canadense Brenda Crump:

1)How old are you?

Neste caso, você pode mencionar seu conhecimento, maturidade, estabilidade, contatos… Caso você seja uma pessoa mais experiente, pode ser que o empregador acredite que você está esperando um salário muito alto ou que seja muito qualificado para a vaga em aberto. No entanto, você pode afirmar que neste ponto de sua carreira a satisfação no trabalho vale mais do que o salário (claro, se para você isso for verdade).

Caso você ainda seja muito novo, destaque sua flexibilidade, energia, vontade de aprender entre outros. Forneça também referências de antigos empregos e trabalhos voluntários.

2) Are you married?

– Se você é casado (a) e tem filhos, você pode explicar ao empregador que tem um lugar confiável para deixar as crianças e também pessoas que possam lhe auxiliar em caso de emergência. Além disso, você também pode falar que não fará ligações pessoais durante o horário de trabalho e destacar sua pontualidade e outras características.

-Se você é casado e não tem filhos, você pode apresentar ao empregador que você e seu companheiro (a) estão em busca de uma vida estável.

-Se você não é casado, você pode mostrar sua disponibilidade e, caso deseje, sua vontade de fazer hora extra e disponibilidade para viagens.

3) How long have you been in Canada? Where are you from?

Neste caso, se você está a pouco tempo no país, pode mostrar ao empregador que conhece o mercado canadense, sabe quais são as tendências e as necessidades da empresa. Caso você já esteja no país por um período maior, mencione sua experiência canadense e treinamentos. Sempre fale a respeito de seus cursos de atualização, sua atual ocupação e conhecimento de mercado. Não deixe de mencionar sua habilidade de aprender rápido e os desafios que você já venceu na carreira.

Clique aqui e saiba como trabalhar no Canadá