Dia dos Namorados na Irlanda: cinco cenários de tirar o fôlego

No dia 12 de Junho é comemorado o dia dos Namorados no Brasil, quando os casais apaixonados saem para jantar, trocam presentes e fazem até as promessas para o futuro casamento =). É uma data para celebrar o amor! Porém, assim como em toda a Europa, o dia dos namorados na Irlanda é comemorado em outra data: 14 de Fevereiro.

E se você está pensando em fazer seu intercâmbio para a Irlanda e estiver com seu amor (ou sua paquera *.*), esse texto é ideal para você. Aqui nós separamos além de sugestões de lugares diferentes para levar o amado ou amada durante a sua estadia no país, algumas tradições irlandesas que fazem a cabeça dos apaixonados de plantão.

Por exemplo, você sabia que na Ilha Esmeralda existe um dia específico em que os homens não podem recusar o pedido de casamento das mulheres? Isso mesmo! E o anel de Claddagh? Você conhece? Ele é um presente muito comum para presentear a pessoa amada no dia dos namorados na Irlanda.

Ficou curioso? Então saiba mais sobre isso e muito mais abaixo:

Cinco passeios para inovar no Dia dos Namorados na Irlanda

Píer de Dunquin, condado de Kerry

O píer de Dunquin está localizado na Slea Head Drive, onde uma paisagem maravilhosa combina céu e mar no mesmo porta-retrato. Dunquin foi moldado ao longo de milhares de anos pelas ondas que quebravam nas rochas e os ventos intensos no local. Imagina passar um entardecer neste paraíso?

On the road to nowhere ☘ #dunquin #sheephighway #kerry #discoverireland

A post shared by daviehenshaw1 (@daviehenshaw1) on

Powerscourt, condado de Wicklow

Os jardins do Powerscourt são, de fato, um dos locais mais românticos pela Irlanda. A paisagem transforma qualquer momento em único e especial, sem falar nas fotos que ficam simplesmente lindas neste lugar. Sua área verde ocupa cerca de 190 mil metros quadrado com cores para todos os lados. Ela está localizada na pequena vila de Enniskerry, no Condado de Wicklow.

A modern day Ariel and Prince Eric boat ride scene, tbh 🛶

A post shared by Bridget McAlinden (@mc_bridget) on

Coral beach, condado de Galway

Parece pintura, mas é a Coral beach, praia que mais parece uma piscina a céu aberto na Irlanda. Localizada no condado de Galway, o local atrai turistas do mundo todo, devido às águas cristalinas e a receptividade do seu povo. Que tal passar uma temporada nesta região e desfrutar de momentos românticos com seu grande amor?

#igers_galway#wildatlanticway#wildwest#connemara#coralbeach#carraroe

A post shared by Jayebird45 (@jayebird45) on

Cliffs of Moher, condado de Clare

Não poderíamos deixar de falar do nosso campeão de postagens Cliffs of Moher. É claro que o local inspira não apenas aventureiros, mas os casais apaixonados que querem passar um momento único em suas vidas.

Localizada a 267 quilômetros de Dublin, esta maravilha natural responde por formações rochosas localizadas no condado de Clare, que impressionam por sua extensão de oito quilômetros sobre o oceano Atlântico. É um dos pontos turísticos mais visitados do país e lá você pode caminhar até o ponto mais alto, a 214 metros, e encontrar a torre O’Brien e avistar uma das paisagens mais emblemáticas da Irlanda.

Você consegue acessar o local por meio de transporte público, saindo de ônibus direto da estação de Galway. Aluguéis de carros estão disponíveis no aeroporto de Shannon e você pode chegar até os Cliffs pelas estradas de Limerick ou Galway. O site oficial também oferece outras opções, como dicas para chegar de bicicleta ou fazendo trilhas. Adultos pagam €6 e estudantes ou sênior pagam €4.50.

Cachoeira Glencar, condado de Leitrim

Localizada próxima ao lado Glencar, esta queda d´água é de cair o queixo. Esta a apenas 11 quilômetros de Manorhamilton, County Leitrim, o local nos presenteia não só com esta cachoeira maravilhosa, como várias outras nascentes pelo caminho, que deixam o passeio ainda mais romântico.

A queda d’água está localizada bem perto do lago Glencar. O lugar fia a 11 quilômetros de Manorhamilton, County Leitrim. Ao longo do caminho, existem outras cachoeiras, mas essa é a mais romântica e bela, especialmente após aqueles dias de chuva, quando o volume de água fica maior. O lugar é bastante arborizado.

Curtiu os passeios? Que tal saber mais algumas curiosidades da Irlanda que tem tudo a ver com o dia dos namorados?

Tradições Irlandesas para os apaixonados de plantão

Pedido de casamento no mês do dia dos namorados na Irlanda

Há uma tradição na Irlanda, que diz que em anos bissextos, mulheres podem pedir os homens em casamento no dia 29 de fevereiro! E pasmem, eles não podem recusar, a menos que paguem uma “multa de respeito” (tecidos para roupas ou um beijinho!).

Reza a lenda que a brincadeira começou no século 13, quando Santa Brígida teria se queixado a São Patrício sobre a tristeza de muitas mulheres, que ficavam esperando o tão sonhado pedido para serem levadas ao altar. Para resolver tudo isso, eles fizeram um acordo e, então, o, padroeiro da Irlanda teria determinado que todo dia 29 de fevereiro o papel se inverteria e as mulheres tomariam a iniciativa. Se é verdade ou não, a brincadeira é muito divertida e cá entre nós, deve dar muito certo para os casais apaixonados!

Anel Claddagh

O anel Claddagh (Claddagh ring) é um símbolo importante na cultura da Irlanda. É uma peça tradicional no formato de um par de mãos, que simboliza a amizade; um coração, que reflete o amor; e uma coroa, que significa lealdade. Ele pode ser usado como aliança ou simplesmente como um acessório, sendo um presente muito apreciado por quem recebe, principalmente porque o Dia dos Namorados na Irlanda (Valentine’s Day) não é comemorado apenas por casais, mas também para celebrar o amor entre os membros da família e amigos. E há muito significado por trás desse anel, de acordo com o modo que ele é usado:

  • Anel na mão direita com a coroa para dentro: coração disponível.
  • Anel na mão direita com a coroa para fora: pessoa comprometida.
  • Anel na mão esquerda com a coroa para fora: a pessoa tem um amor sem fim por alguém e é correspondida.

Interessante, não é mesmo? E você? Tem alguma curiosidade para contar para a gente? Ou alguma sugestão de passeio romântico para o dia dos namorados na Irlanda? Deixe nos comentários :)

Leia mais:

Cinco lugares que você precisa visitar na Irlanda

Passeios rápidos e imperdíveis em Dublin