cultura canadense no mercado de trabalho

Saiba um pouco mais sobre a cultura canadense no mercado de trabalho

2 Compart.

Que cada país tem a sua própria cultura e que ela é refletida no ambiente de trabalho, todo mundo já sabe. Por isso, antes de procurar emprego em um novo país, é muito importante conhecer um pouco os hábitos e costumes daquele lugar, principalmente dentro do mercado. E com o Canadá não é diferente. Leia o texto abaixo com atenção e conheça um pouco sobre a cultura canadense no mercado de trabalho. 

Muitos brasileiros recém-chegados ao Canadá, ao conseguirem seu primeiro emprego no país, costumam estranhar um pouco alguns comportamentos e até mesmo a forma de comunicação entre os próprios colegas ou com o chefe. Pensando nisso, nós pedimos para a especialista canadense Brenda Crump listar algumas características da cultura canadense no mercado de trabalho para que você esteja preparado quando a oportunidade surgir. 

Expectativas e funções dos colaboradores:

Pontualidade: No Canadá, ser pontual significa estar preparado para começar o seu trabalho no horário marcado. Se você precisa trabalhar em um restaurante e tem que trocar de roupa, por exemplo, o ideal é chegar um pouco antes para estar uniformizado pontualmente na hora exigida.  Os famosos “5 minutinhos” não são tolerados na cultura de trabalho canadense. 

Domínio das funções e responsabilidades: Nesse aspecto, a cultura canadense no mercado de trabalho é como qualquer outra. Ao iniciar um novo emprego, você precisa aprender suas funções e responsabilidades e cumpri-lás com sucesso.

Valorização não só do trabalho em grupo, mas também individual: Apesar do trabalho em equipe ser muito valorizado, no Canadá é importante se destacar também individualmente.  

Pró-atividade: O mercado canadense gosta de pessoas com iniciativa. Sempre dê sugestões e pergunte quando tiver dúvidas.

Individualismo:

Segundo a especialista canadense Brenda Crump, a cultura canadense no mercado de trabalho pode ser muito individualista. Portanto, você poderá encontrar:

  • Decisões tomadas individualmente e de forma independente em vez de consultas em grupo;
  • Ênfase em regras, processos e deadlines e não nos relacionamentos;
  • Normalmente os colegas de trabalho não tem uma relação pessoal e permanente como em outras culturas;
  • Forte divisão entre a vida no trabalho e a vida pessoal;
  • Avaliações baseadas mais no desempenho individual do que no desempenho em grupo;

Cultura canadense no mercado de trabalho: Status e formalidades

Ainda de acordo com Brenda Crump, os canadenses costumam ser mais diretos. Veja alguns exemplos:

  • Críticas e elogios são quase sempre feitos de maneira direta, sem rodeios;
  • Os canadenses também costumam dizem “Não” diretamente e esperam que você diga o que quer ou precisa da mesma maneira, sem muito rodeios;
  • O seu desempenho no trabalho é muito mais importante e valorizado do que títulos e outras características;