Conheça os feriados na Irlanda

O governo irlandês reconhece nove feriados oficiais no país ao longo de um ano, que podem ser comemorados em um dia especial ou às segundas-feiras. Eles são chamados de feriados bancários (Bank Holiday, em inglês) e nestes dias, instituições de ensino e a maior parte do comércio não abrem. Serviços públicos como transporte, saúde e segurança seguem operando, mas em esquema de plantão ou com horários restritos.

Os nove feriados de âmbito nacional na Irlanda são:

Ano-Novo (1° de janeiro) – O primeiro dia do ano é bem parecido com o que acontece no Brasil. A maior parte das lojas, bem como os restaurantes e pubs fecham, e caso façam expediente podem mudar o horário, como iniciarem as atividades mais tarde ou terminarem mais cedo. O transporte público funciona, mas com algumas limitações.

St. Patrick’s Day (17 de março) – O feriado de São Patrício é o mais importante celebrado pelos irlandeses. Na verdade, é uma grande festa aguardada por todos, com desfiles e alegria de sobra pelas ruas. Antigamente era um feriado religioso, mas hoje é uma representação da cultura irlandesa. As lojas terminam o expediente mais cedo e o transporte público funciona com algumas restrições.

Segunda-feira de Páscoa (17 de abril) – A Páscoa é uma data muito importante para os irlandeses, já que o país é predominantemente católico. Neste dia, pubs e restaurantes podem mudar seus expedientes, como abrirem mais tarde ou fecharem mais cedo. O transporte público também funciona com restrições, mas tudo vai depender do local onde você está.

Há ainda diversos feriados públicos entre maio e outubro na Irlanda. Nestas datas, os estabelecimentos comerciais das áreas urbanas permanecem abertos, porém em lugares mais distantes, como cidades menores e aldeias, o serviço fica mais limitado. O transporte público também funciona com restrições. Veja abaixo quais são esses feriados:

Primeira segunda-feira de maio (1° de maio) – Dia do Trabalho – Momento em que as pessoas reservam para fazer campanhas em direito aos trabalhadores.

Primeira segunda-feira de junho (5 de junho) – Feriado bancário de junho – Momento para desfrutar do clima primaveril e participar de eventos culturais e esportivos locais.

Primeira segunda-feira de agosto (7 de agosto) – Feriado bancário de agosto – Muitas pessoas tiram um curto período de férias ou fazem visitas a eventos culturais na Irlanda.

Última segunda-feira de outubro – (30 de outubro) – Feriado bancário de outubro / Halloween
É tempo de festivais culturais, além dos tradicionais eventos de Halloween.

Feriados de Dezembro:

Natal (25 de dezembro) – No Dia em que é celebrado o Natal, você vai encontrar praticamente todos os estabelecimentos comerciais fechados e o transporte público não funciona. Porém, é possível reservar um táxi.

St. Stephen’s Day (26 de dezembro) – O Dia de São Estevão, também chamado de Boxing Day na Irlanda do Norte, é o início não oficial das liquidações pós-Natal, porém em algumas cidades menores, as lojas permanecem fechadas. Os pubs abrem e o transporte público funciona com restrições.