Conheça mais sobre o serviço de táxi em Vancouver

O uso de táxi em Vancouver é bem comum entre diferentes públicos, de estudantes voltando de festas de madrugada, a empresários que, pela falta de vagas de estacionamento no centro da cidade, preferem visitar seus clientes contando com a ajuda do táxi. O preço inicial, ou bandeira como chamam, é de CAD $3.20, a cada quilômetro rodado mais CAD $1.84, e CAD $ 32.86 por hora. Uma corrida dentro do centro de Vancouver dificilmente vai passar de CAD $ 15.00, já indo para outras zonas na região metropolitana de Vancouver, como Metrotown, a corrida ficará, em média, CAD $35.00.

Tipos de cobrança em dólar canadense:

$3.20 Flag (First 1/13th KM)

$1.84 Per Kilometer

$32.86 Per Hour

Os veículos que estiverem com a luz acesa indicam que estão livres, você pode acenar que o motorista do taxi vai parar. Além da facilidade de ser encontrado na rua, as pessoas podem pedir o serviço ligando para uma das companhias, mas o jeito mais popular por aqui é através de aplicativos de celular, ex: YellowCab, Zoro, E-cab. Um fato importante, principalmente para os turistas, é que a grande maioria dos motoristas aceita cartões de créditos e débito.

A frota de táxi é grande e consegue atender a demanda em dias normais. Quem está no centro da cidade ou em regiões com grande fluxo de pessoas, como o aeroporto, normalmente vai encontrar um taxi disponível na rua, sem precisar ligar para a companhia pedindo um veículo. Já em ocasiões de festas como Ano Novo, ou shows internacionais, fica um pouco mais difícil achar taxi dispónivel de imediato, porém, mesmo demorando um pouco mais, é possível contar com o serviço.

Por falar em turismo… Desde novembro de 2014 uma nova regra de cobrança foi implementada para os passageiros que chegam no Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR). Ao invés de seguir a cobrança habitual, foi estipulado preço fixo para os setores e regiões que estão dentro da área metropolitana de Vancouver. Do aeroporto ao centro da cidade a corrida ficará entre $35.00 (região do Canadá Place) a $37.00 dólares canadenses (região do Stanley Park). O valor mais alto é de $41.00 dólares para destinos em North East Vancouver, e o mais barato no valor de CAD $20.00 para quem vai até Sea Island, South Vancouver, Norte e centro de Richmond. Veja o mapa aqui com os preços de acordo com a regiões:

Image: YVR Airport

Image: YVR Airport

Curiosidade:

Em Vancouver, quando o passageiro está embriagado o taxista pode negar a corrida. E caso alguém passe mal dentro do veículo é cobrada uma taxa extra. Fora isso, a única obrigação do passageiro é usar sempre o cinto de segurança.  =)