Conheça as dez melhores praias da Irlanda

Nós, brasileiros, adoramos quando o clima fica um pouco mais quente, não é mesmo? E não vá pensando, que é porque estamos falando da Irlanda que não tem praia ou lugares para curtir no verão! Só para se ter ideia, a área costeira da Ilha Esmeralda, por exemplo, responde por mais de mil quilômetros de extensão, o que nos presenteia com belas paisagens e vegetação diferenciada do que estamos acostumados no Brasil.

Então se você está no país ou pretende desembarcar na ilha entre os meses junho e agosto, não perca a oportunidade de conhecer as belas praias que mais parecem cenário de filme. Claro, a visita é válida durante o ano inteiro, mas nada melhor do que sentir aquele ventinho mais ameno, que até faz lembrar nosso querido Brasil. Para te ajudar a preparar seu roteiro, o site Skyscanner, especializado em passagens aéreas e pacotes de viagens, listou este mês as dez melhores praias da Ilha Esmeralda. Veja abaixo:

1. Baía de Keem, Ilha de Achill – Condado de Mayo
Com uma paisagem que mistura a areia branquinha abraçada por penhascos altíssimos, a baía de Keem Bay é a porta de entrada desta lista. Ela está exatamente no fim da ilha Achill e uma das atrações principais é a quantidade de ilhas desertas que rodeiam o local. Esta praia é calma e muitas vezes se encontra vazia, combinação perfeita para quem procura um momento de descanso.

2. Praia de Coumeenole, Dunquin – Condado de Kerry
O tapete de areias douradas desta praia com as rochas salientes dos penhascos da Península de Dingle, dão o tom ao local, que já foi considerado “um dos lugares mais bonitos da Terra” pela National Geographic. As correntes na água são notoriamente fortes e os penhascos ao redor constroem um contexto de belezas únicas. Não há lojas ou mercadinhos próximos, portanto traga tudo que você precisar!

3. Praia de Inchydoney, Clonakilty – Condado de Cork
A praia de Inchydoney fica a aproximadamente 50 quilômetros de Cork, a segunda maior cidade da Irlanda. A praia conta com água limpinha e areia bem branquinha, o que nos presenteia com um cartão-postal lindo! O acesso a esta praia não é muito fácil. Há transporte público até Clonakilty e depois você terá que pegar um táxi até o local.

4 – Dog’s Bay e Gurteen Bay, Connemara
Em um dia de sol essas duas praias podem ser confundidas facilmente com os paraísos caribenhos =). Tudo isso porque o visual do lugar é bem peculiar, com águas cristalinas e campos verdes enormes entre as baías que se encontram em um infinito azul. A areia é composta de conchas, que dá um tom muito puro do branco até o mar. Nenhuma das duas praias oferece correntes perigosas, fazendo com que seja destino muito procurado por famílias.

5. Sandycove Beach, Condado de Dublin
Apesar da água fria, esta praia é muito popular entre os habitantes locais e visitantes, portanto, não vá achando que encontrará um lugar deserto (mesmo no inverno), rs. Há muitos restaurantes próximos, inclusive alguns que oferecem pratos deliciosos de frutos do mar.

6. Dunmore East, Condado de Waterford
Suas enseadas protegidas ao longo da costa convidam para um mergulho explorador em suas águas. Nade de uma costa a outra antes que o mar baixe e você terá uma das cenas mais lindas da sua vida! E não se preocupe, há salva-vidas no local de junho a agosto. Estacionamento e uma grande instalação de restaurante e bares atraem ainda mais turistas ao local. Não deixe de visitar o Bay Café, onde sanduíches de caranguejo são servidos em mesas bem próximas ao porto. Que delícia!

7. Baía de Brandon – Condado de Kerry
A praia é uma das favoritas para os surfistas, que encontram ótimas ondas para fazer suas manobras, tudo isso devido ao impacto dos ventos do Atlântico Norte.

8. Easkey, Condado de Sligo
Nesta praia está localizada a Associação de Surfing de Easkey, então você já pode imaginar o quão os surfistas adoram este lugar, certo? Além dos ventos marinhos, há duas quebras de recifes nas águas, uma pela foz do rio Easkey e outra a leste do castelo em ruínas: ambas ideais para surfistas experientes. Portanto, se você gosta de “pegar” ondas, este pode ser o seu lugar!

9. Praia de Glanleam, Valentia Island, Condado de Kerry
Graças à Corrente do Golfo e sua posição ao pé de um vale protegido, a praia de Glanleam oferece um clima ameno e mais dias de sol quente, daquele jeito que, nós brasileiros, gostamos! Depois de um dia de diversão, não de explorar os jardins de Glanleam House, próximo à praia e considerado lar de várias plantas exóticas.

10. Skerries, Dublin
A praia de Skerries é considerada o paraíso para os irlandeses por oferecer estrutura com playground para as crianças, piscinas e muitos esportes aquáticos, tudo isso com vista para o farol de Rockabill. A praia, que fica ao norte de Dublin, é uma das mais visitadas, mesmo em dias de muito vento. Fica a apenas 30 minutos de carro da capital.