Posso dirigir na Irlanda?

Quer dirigir na Irlanda? A carta de motorista expedida no Brasil é válida por até 12 meses, acompanhada da Permissão Internacional para Dirigir (PID). O documento é a tradução da licença brasileira e permite ao portador dirigir em outros países sem a necessidade de testes comprobatórios.

A partir de um ano de permanência no país é preciso fazer a licença irlandesa, sendo necessário passar pelo seguinte processo: ser aprovado em um teste teórico, solicitar a licença provisória (learner driving permit) e completar o teste prático de direção. Somente após passar na prova prática você recebe a carta de motorista irlandesa.

Um detalhe importante: as infrações de trânsito na Irlanda são penalizadas com multas e com pontuação na carta. Se o motorista acumula 12 pontos em um período de três anos ele perde o direito de conduzir no país por seis meses. Entre as infrações que acarretam pontos estão excesso de velocidade, direção perigosa e não obedecer às placas de sinalização (veja a lista de todas as penalidades passíveis de multa e pontuação).

Se você está dirigindo na Irlanda com uma carta de motorista expedida no Brasil e cometer alguma infração, vai receber a multa normalmente e os pontos ficarão registrados no seu nome. Se acumular mais de 12 pontos na carta estrangeira você pode ser proibido de dirigir na Irlanda.

Caso você tenha carta de motorista emitida em algum país membro da União Europeia ou na Noruega, em Lischtenstein e na Islândia, poderá dirigir na Irlanda por todo o período de validade da licença (em geral 10 anos). A Irlanda mantém acordos com alguns outros países em relação à condução de veículos. Para mais informações acesse o National Driver Licence Service.