3RA Intercâmbio

Como se dar bem em entrevistas de emprego por telefone no Canadá

2 Shares

Você sabia que uma prática muito comum dos processos seletivos no Canadá é a entrevista por telefone? Isso mesmo! Pode parecer estranho, já que essa não é uma prática muito comum no Brasil, mas em terras canadenses isso acontece o tempo todo. Normalmente, esta é uma das primeiras etapas, que ocorre logo após a análise do currículo. Se você nunca teve essa experiência, não se preocupe! Nós temos algumas dicas para você:

1) Tenha sempre em mãos informações sobre as vagas que você aplicou

Após se candidatar a uma vaga de emprego no Canadá, você poderá receber a qualquer momento uma ligação do empregador. Portanto, tenha sempre em mãos informações sobre as vagas para as quais você enviou currículo. Caso tenha enviado para mais de uma, carregue com você uma listinha com as posições e principais informações sobre a posição como cargo, qualificações exigidas, nome da pessoa para quem você enviou seu currículo e suas informações de contato, a data que você enviou seu currículo e algumas informações sobre a empresa. É legal ter também uma cópia de seu currículo. Organize essas informações de uma forma que seja fácil e rápida de encontrar.

2) Certifique-se de estar no lugar adequado

Se o seu telefone tocar enquanto você estiver na rua fazendo compras, tomando conta das crianças, ou fazendo algo que lhe impeça de conversar direito com o entrevistador, peça para remarcar a entrevista para uma hora conveniente para vocês dois. Mas lembre-se: Mostre que você ficou entusiasmado com a ligação e com a oportunidade.

3) Seja simpático, educado e profissional

Uma entrevista por telefone pode parecer um pouco mais informal, mas não é motivo para você esquecer-se de ser simpático, educado e demonstrar profissionalismo. Lembre-se que você está tentando uma vaga em uma empresa, então este não é um bate-papo qualquer. Você precisa passar uma boa impressão, mesmo que por telefone. Os especialistas até indicam um tom mais casual no início e no final da conversa, mas nada exagerado.
Não se esqueça também de agradecer ao recrutador pelo telefonema e reiterar seu interesse na prosição. O final da entrevista pode fazer toda a diferença!

Gostou das dicas? Então fique ligado aqui em nosso blog: Toda semana uma nova dica sobre o mercado de trabalho canadense para você!