3RA Intercâmbio

Como encontrar imóveis em Vancouver e região metropolitana

297 Shares

Encontrar o lugar ideal para morar não é fácil, ainda mais quando estamos falando de encontrar esse lugar em outro país. Você sempre acaba tendo dúvidas sobre a localização, o preço, a vizinhança, entre outras coisas. E se você está de malas prontas para passar uma temporada (ou o resto da vida) em Vancouver, é bem provável que esse assunto seja uma das suas  principais preocupações.

Mas, como toda cidade grande, Vancouver conta com várias formas de buscar e encontrar moradia em seus diversos bairros e regiões metropolitanas. A cidade está acostumada a receber estudantes todos os meses do ano, bem como imigrantes de várias partes do globo, por isso você não tem com o que se preocupar.

Se você está indo como estudante a forma mais confortável e segura nesse primeiro momento será uma residência temporária em casa de família, as chamadas homestay. Normalmente nesse tipo de acomodação o aluno tem um quarto privativo com banheiro ou divide quarto com outro estudante internacional.

Entre as vantagens de ficar em casa de família estão o fato de você contar com suporte de pessoas que já moram na cidade e que te ajudarão muito nesse começo, não se preocupar com a principais refeições, geralmente inclusas nos pacotes oferecidos pela homestay, ter tranquilidade para procurar um local definitivo após já conhecer um pouco mais da região onde irá morar, seja sozinho ou com a família do Brasil.

Busque opções no mercado imobiliário local

Uma das opções mais utilizadas para busca de imóveis e vagas por quem vai morar em Vancouver são os sites do mercado imobiliário local e nacional. Neles, você poderá ver fotos dos apartamentos, casas e vagas em oferta, bem como descrição e informações de contato do locador. O recomendado é que você não feche nada antes de ver os imóveis. Entre nos sites, veja as ofertas, entre em contato e visite os apartamentos.

Aqui vão alguns endereços conhecidos:

Sites de anúncios gratuitos também oferecem opções

Além das opções mais formais, diversos portais trazem anúncios classificados gratuitos ou pagos com ofertas de imóveis e vagas na cidade de Vancouver. Alguns deles são internacionalmente conhecidos, como a Craigslist, mas ainda assim, tome as devidas precauções antes de visitar locais que conhece pouco (ou nada) e busque por informações detalhadas antes de fechar contrato.

São algumas das opções:

Comunidades do Facebook também podem ajudar

Quem vai em busca de vaga em vez de um imóvel, costuma encontrar boas opções entre as ofertas disponíveis nas redes sociais e nos portais voltados a estudantes e solteiros. E você dificilmente vai desconectar de mãos vazias, pois as opções são sempre muitas por lá.

Se este for o seu perfil, procure no Facebook comunidades de brasileiros e estrangeiros que vivem em Vancouver, nós aconselhamos a Vancouver para Brasileiros e Assistência para brasileiros em Vancouver, nesses dois grupos  você encontra, diariamente, anúncios de estudantes procurando por roommates ou vice-versa. Outra opção a consultar é o portal EasyRoomate, que aproxima pessoas interessadas em compartilhar casas e apartamentos.

O tradicional ainda funciona

Se nada disso der certo, ou se você ainda quiser ver outras opções, lembre-se de que os métodos tradicionais ainda não morreram. Andar pela cidade é um deles. Muitos dos edifícios deixam placas na porta sinalizando apartamentos vagos ou lista de espera. Se alguma opção te interessar, basta ligar para o síndico (o número vai estar sinalizado na placa ou na porta do prédio) e pedir mais informações. Alguns  jornais locais, como o The Vancouver Sun e o National Post, contam com uma requisitada seção de classificados, e os murais de colleges, escolas de idiomas e universidades continuam contando com anúncios dos mais diversos também.