CELPIP ou IELTS, para qual teste estudar?

Quem está querendo imigrar para o Canadá sabe que comprovar a proficiência no idioma inglês e/ou francês é um dos pontos em comum entre os diferentes programas de imigração. Essa comprovação é realizada através dos exames IELTS (International English Language Testing System) ou CELPIP (Canadian English Language Proficiency Index Program), no caso do inglês, e TEF (Test d’évaluation de français) para o francês. Até pouco tempo atrás o exame mais popular entre os brasileiros era o IELTS, porém, o CELPIP tem virado primeira opção para muita gente que está no Canadá.

Há quem diga que o exame canadense seja mais fácil que o IELTS, mas é muito difícil fazer essa afirmação. Na verdade o que existe são perfis diferentes e compatíveis com cada modelo de teste, já que há quem prefira o IELTS, assim como existem os defensores do CELPIP. Por esse motivo resolvemos fazer uma comparação simples entre os dois, assim cada pessoa saberá qual modelo combina mais com seu estilo.

CELPIP
Teste aplicado apenas no Canadá, possui três tipos:

  1. CELPIP General
  2. CELPIP General LS (Listening e Speaking)
  3. CELPIP Academic

Para fins imigratório o teste pedido é o CELPIP General, que por sua vez muda de valor de acordo com a região do Canadá, variando de CAD $265.00 a $365.00 + taxas. Em British Columbia ele custa CAD $265.00 + taxas. (Clique aqui para ver os preços por província).

O tempo total de duração do exame são 3 horas e o mesmo é realizado 100% no computador, ou seja, não tem interação com um avaliador humano, e nem precisa escrever usando caneta e papel. Além disso, a prova é dividida em quatro etapas:

  1. Listening, com  duração de 47 minutos e dividido em 8 partes;
  2. Reading, com duração de 60 minutos, dividido em 5 partes;
  3. Writing, com duração de 53 minutos para escrever 2 textos;
  4. Speaking, com duração de 20 minutos, divididos em 8 partes.

IELTS

Teste pode ser realizado no Brasil ou no Canadá. Também tem mais de uma modelo:

  1. IELTS General Training  –  usado para fins de imigração.
  2. IELTS Academic – feito por quem deseja entrar em universidades, colleges ou  programas de pós-graduação no exterior.

Para qualquer um dos dois modelos o valor cobrado no Brasil é de R$ 800.00 reais, e no Canadá o preço varia de acordo com a província, com valores em torno de CAD$ 300. O teste não é digital, ou seja, o candidato vai usar papel e caneta para marcar as questões e escrever os textos, além disso, na hora do speaking alguém faz uma entrevista, não é só você e o computador como no CELPIP.

Sobre o formato, o IELTS também é dividido em 4 etapas:

  1. Listening, com  duração de 40 minutos e dividido em 4 partes;
  2. Reading, com duração de 60 minutos, dividido em 40 questões;
  3. Writing, com duração de 60  minutos para escrever 2 textos;
  4. Speaking, com duração de 14 minutos, divididos em 3 partes.

O tempo total da prova é de 2 horas e 54 minutos, mas diferente do CELPIP, dependendo do lugar que for fazer o exame, pode demorar o dia todo ou até mesmo mais de um dia. Cada categoria é marcada para ser feita em horário diferentes, por essa razão muitas vezes o teste pode demorar mais que 3 horas. Em alguns casos a pessoa faz reading, writing e listening em um dia e o speaking em outro.

Como se preparar para as provas?

A 3RA Intercâmbio conta com diversos programas de preparação para ambas as provas. Não perca tempo e converse logo com o seu consultor!

Para saber mais detalhe sobre os dois testes acesse os sites oficiais:

IELTSwww.ielts.org

CELPIPwww.celpiptest.ca