3RA Intercâmbio

Brasileiros perdem câmera em Vancouver

Brasileiros perdem câmera em Vancouver e mídia local ajuda a recuperar aparelho

153 Shares

Quando você lê o título Brasileiros perdem câmera em Vancouver e mídia local ajuda a recuperar aparelho, logo pensa: como assim? Foi exatamente o que passou por nossa cabeça quando lemos a matéria divulgada recentemente pelo site Daily Hive de Vancouver contando a história dos brasileiros Camila dos Santos e Pedro Henrique Amaral, que fez a matrícula de seu último college em Vancouver com a 3RA Intercâmbio.  

Os moradores da cidade foram surpreendidos (positivamente) no último dia 2 setembro, quando o site publicou fotos que supostamente estavam em sua câmera GoPro recém-perdida. “Estávamos fazendo um passeio de bicicleta na região do False Creek e paramos para a Camila tirar foto com o celular dela. Nisso, eu coloquei a GoPro do lado da minha mochila e quando fomos embora, esquecemos de pegar a câmera”, conta Pedro.

“A gente só foi perceber que a câmera não estava conosco uns 20 minutos depois, quando fizemos outra parada para fotos. Na hora, o Pedro já se deu conta onde tinha deixado a câmera e voltou correndo para o lugar. Mas infelizmente nao achou nada. Não pedi ajuda porque não conseguia pensar como poderia encontrar a pessoa que tivesse supostamente achado nossa câmera”, diz Camila.

Embora estivesse no Canadá, Pedro estava cético em relação a encontrar o aparelho, que havia comprado há oito meses. “Jamais pensei que pudesse encontrar a câmera! Achei que tinha perdido e já era. Já estava, inclusive, fazendo as contas para saber quando e se eu conseguiria comprar outra”, conta rindo. Camila, por sua vez, estava mais confiante. “Eu tinha esperanças. Mas estava tentando pensar onde que a pessoa que encontrou o aparelho teria levado ou anunciado que havia achado”.

Recordações do passeio estavam na câmera

Camila e Pedro não sabem quantas fotos tinham na câmera, mas eram todas do passeio que estavam fazendo. “Normalmente o que fazemos é salvar as fotos no celular no dia, logo depois do passeio ou da viagem. Só deletamos quando a GoPro fica lenta para carregar as midias. E aí deletamos tudo de uma vez. Mas como perdemos a câmera antes do final do passeio, não tínhamos nenhuma foto daquele dia”, diz Pedro.

É importante pensar que há pessoas boas no mundo e que sempre podem nos surpreender. Por exemplo, Camila conta que algo parecido aconteceu com ela no Brasil, o qual leva como exemplo para sua vida.

“Uma vez, achei uma bolsa em uma festa, sem documentos, mas com celular, dinheiro, chave e máquina fotográfica. O evento era do curso de Odontologia da faculdade e pelas fotos dava para presumir que a dona da bolsa era da organização. Contatei alguns amigos meus e eles reconheceram a menina. E assim me ajudaram a entrar em contato com ela. Devolvi a bolsa e ela ficou muito aliviada”.

Casal canadense encontrou a câmera

A câmera foi encontrada pelo filho de um casal que mora em Vancouver, em uma caminhada da família pelo Seawall. No mesmo dia, eles entraram em contato com a redação do Daily Hive na tentativa de encontrar os donos. “A sensação é incrível, principalmente por ver o esforço da família para nos encontrar. Acreditamos que honestidade não é algo de pessoas daqui ou de lá. Mas sim algo que deve ser comum/normal a qualquer pessoa”.

“Muitas pessoas vêm interagindo com a gente e dizendo coisas negativas como “se fosse no Brasil seria diferente….”, porém outras comentam que coisas parecidas aconteceram com elas no Brasil. Achamos que muita gente está desacreditada com o nosso país, mas não é só aqui que coisas assim são possíveis de acontecer e fica de exemplo para todo mundo. Quem faz a diferença é cada cidadão, independente do país onde vive. São atitudes como essa que nos faz acreditar em um mundo melhor”, reforça Camila.

Brasileiros perdem câmera em Vancouver: matéria do Daily Hive

O Daily Hive é uma das maiores publicações online do Canadá. O site, antes conhecido como Vancity Buzz, traz notícias sobre as cidades, eventos, passeios, esportes, comida, artes, entre outros. No último dia 2 de setembro, os jornalistas do site receberam um e-mail do casal Paul e Eva Marie Harden, contando que haviam achado uma GoPro de “possíveis turistas que provavelmente visitaram Vancouver recentemente”.

O portal, muito conhecido pelos brasileiros por aqui, também divulgou a matéria pelo Facebook, que repercutiu rapidamente. Poucos minutos depois Camila e Pedro já estavam sabendo de sua câmera e muito felizes. “Foi realmente algo que não nos esqueceremos jamais”, ressalta Pedro.

Confira a matéria do Daily Hive na íntegra: These tourists lost a GoPro in Vancouver and we want to help return it