3RA Intercâmbio

Brasil deverá ser isento do visto de turista para o Canadá em 2017

876 Shares

Uma notícia divulgada no site do Citizenship and Immigration Canada (CIC) e na página oficial do Itamaraty deixou muitos brasileiros felizes na manhã desta terça-feira, dia primeiro de novembro. Parece que finalmente a imigração canadense irá isentar cidadãos brasileiros da necessidade de visto de TURISTA para o Canadá, podendo solicitar apenas o eTA (Electronic Travel Authorization), para quem chegar ao país por via aérea.

No entanto, é importante lembrar que a regra é válida apenas para aqueles brasileiros que possuem um visto americano válido ou já tenham tido um visto canadense nos últimos dez anos. Caso você não esteja dentro de um desses requisitos, precisará aplicar para um visto de turista normalmente.

Segundo ambos os sites oficiais, a nova regra passará a valer a partir do dia 1º de Maio de 2017. Até lá, todos precisam aplicar para o visto de turista caso queiram visitar o Canadá.

O que muda com o eTA?

Com o eTA, o processo se torna bem menos burocrático e mais barato. O processo é realizado totalmente online, no site do CIC. Você só deverá estar com o seu passaporte em mãos e um cartão de crédito. Além disso, precisará também ter um endereço de e-mail válido. Em seguida, basta preencher o formulário online e aguardar a resposta, que costuma sair dentro de alguns poucos minutos.

Um outro ponto positivo é o valor. Você pagará apenas uma taxa de CAD$ 7, bem menor do que a taxa de CAD$100 cobrada anteriormente. O eTA será válido por cinco anos ou até o vencimento do passaporte.

É importante ressaltar que o eTA só irá permitir a isenção do visto de TURISTA. Portanto, no caso de estudantes, ele só será válido para quem for estudar no Canadá por até 24 semanas, ou seja, em cursos com duração inferior a seis meses consecutivos a partir da data de entrada no país. Para outros casos, o processo continua o mesmo.

2016

Em outubro de 2015, o CIC chegou a anunciar a isenção de visto para brasileiros a partir de Março de 2016. Porém, tempos depois, a imigração voltou atrás e informou que não havia data definida ainda. Portanto, é sempre bom estar atento às novidades, pois tudo pode mudar. Em caso de dúvidas para processos de visto e imigração, não deixe de contatar a nossa empresa parceira Immi Canada.

Fonte oficial: http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?qnum=1097&top=16
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/15098-inclusao-do-brasil-no-programa-canadense-electronic-travel-authorization