Do Brasil ao Canadá (Sem Escala) – Passo a Passo

Saiu do Brasil (sem conexão nos EUA), chegou ao aeroporto de destino no Canadá e não sabe muito bem como proceder na alfândega, no preenchimento dos formulários ou retirada das bagagens? Preparamos um passo a passo para você que fará sua primeira viagem ou até mesmo para você que já viajou, e se perde com todos os processos durante o percurso.

O Check-in

Tudo começa com o Check-in. Programe-se para chegar ao aeroporto no mínimo duas horas antes do horário do seu embarque para não perder o voo e evitar imprevistos. Procure o balcão da sua companhia aérea e tenha em mãos seu passaporte e as malas a serem despachadas. Para voos internacionais, cada passageiro poderá despachar apenas duas malas com até 32 kg cada. Lembre-se que você tem direito a levar uma mala de mão, mas atenção, as dimensões da mala não devem ultrapassar a soma de 115 cm (comprimento + altura + largura), pesando até 10kg.

Os itens autorizados para levar na bagagem de mão são restritos. Não é permitido transportar objetos cortantes ou perfurantes, e no caso dos líquidos, todos devem estar em frascos de até 100ml, dentro de uma embalagem de material plástico*.

Malas despachadas e bagagem de mão devidamente autorizada, você receberá os bilhetes aéreos dos trechos da sua viagem e também será notificado sobre o portão de embarque, horário de decolagem do seu voo e o assento na aeronave.

*Para mais informações, busque o site da sua companhia aérea, pois os termos e condições podem variar.

O Embarque

Feito isso, dirija-se ao Terminal de Embarque Internacional com o seu bilhete aéreo e o passaporte em mãos, e se prepare para a triagem da Polícia Federal, no caso do Brasil. Tire os casacos, cinto, calçados, relógio e acessórios de metal e coloque-os na bandeja que passará pelo raio-x. Caso esteja levando um notebook, não se esqueça de tirá-lo da bagagem de mão e colocá-lo também em uma bandeja separadamente.

Assim que passar pelo raio-x, você deverá ir até a Sala de Embarque e procurar o portão de embarque, indicado no seu bilhete. Não se preocupe, pois em todos os aeroportos os portões são bem sinalizados e caso tenha dúvidas com relação ao local de embarque, funcionários do aeroporto estarão presentes na entrada dos portões que poderão te auxiliar. Tenha em mãos seu passaporte e bilhete aéreo para entrar na aeronave. Acomode sua bagagem de mão no compartimento indicado, aperte os cintos e boa viagem!

O Voo

Durante o voo você receberá um formulário da Imigração canadense que deverá ser preenchido com seus dados. Veja abaixo  o formulário:

declaration_card1

Uma dica, leve um bom livro, revista ou aquele passatempo, pois a viagem é longa!

A Imigração Canadense

Antes de sair do Terminal de Bagagens, você deverá passar pela Imigração Canadense. Nessa etapa tenha em mãos o seu passaporte, a carta de aceitação da escola, endereço e contato da sua residência no Canadá e os demais documentos que comprovem o motivo da sua estadia no país.

Ao chegar ao guichê da Imigração, o Oficial fará algumas perguntas, como: Qual o motivo da sua viagem ao Canadá? Quanto tempo você irá permanecer no País? Qual a quantia de dinheiro disponível para sua estadia? Quem irá oferecer suporte financeiro à você? Entre outras.

Caso você não tenha o domínio do inglês, fique tranquilo! A Imigração dispõe de oficiais que falam português.

Terminal de Bagagens

Ao sair da imigração, vá para a Baggage Claim Area (Terminal de Bagagens) e veja nos letreiros qual o número da esteira onde sua mala estará disponível para retirada. Utilize os carrinhos de bagagem, que estão espalhados por todo o terminal. Vale lembrar que alguns aeroportos cobram por esse serviço.

É importante que ainda no aeroporto você confira seus pertences dentro da mala e caso tenha qualquer imprevisto, dirija-se imediatamente ao balcão da segurança e explique o ocorrido. Se você precisar acessar a internet, saiba que alguns terminais, como o Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR), possuem sinal Wi-fi disponível para todos os passageiros.

Na saída do Terminal, você deverá apresentar a declaração preenchida durante o voo. Em alguns casos, antes de sair do aeroporto, os fiscais ainda podem pedir para inspecionar suas bagagens. Se os fiscais não solicitarem para verificar suas malas, você estará pronto para disfrutar sua estadia no Canadá!