3RA Intercâmbio

Biblioteca de Vancouver

Biblioteca de Vancouver oferece atividades que vão te surpreender

20 Shares

Já pensou em entrar em uma das três maiores bibliotecas do Canadá? Então você não pode perder a oportunidade de visitar a biblioteca de Vancouver, conhecida como Vancouver Public Library. Seu projeto arquitetônico, construído pelo arquiteto Moshe Safdie, em 1995, foi baseado no Coliseu de Roma e chama a atenção por quem passa por lá. Além do passeio, que vale super a pena, o local oferece uma série de atividades em um mergulho fascinante pela cultura local e internacional.

O prédio central é um dos cartões-postais da cidade. Localizado em Downtown, a estrutura conta com nove andares, sete deles reservados para a biblioteca, que tem espaço de leitura para 1.200 pessoas. Além do edifício principal, há 21 unidades da Vancouver Public Library espalhadas pela cidade de Vancouver.

A biblioteca de Vancouver conta com um acervo riquíssimo, que responde por mais de 1,3 milhões de itens, além de uma imensidão de material digital, que pode ser acessado diretamente de sua casa. Você também poderá acessar internet, além de poder fazer impressões a um preço super atrativo.

Dentro do local, as janelas enormes oferecem belas imagens da cidade de Vancouver. Aproveite para observar cada detalhes de sua arquitetura, com características únicas e belas. Todos estes detalhes colocaram a Vancouver Public Library como uma das melhores bibliotecas do mundo em 2014.

Mesmo que você esteja estudando por tempo determinado em Vancouver, esta biblioteca vai te ajudar muito. É um local originalmente para estudos, com publicações em idiomas diversos, mas você vai se surpreender com o que ela oferece para toda a população.

Biblioteca de Vancouver: aproveite ao máximo

Se você deseja aproveitar todos os serviços oferecidos pela biblioteca de Vancouver, é interessante fazer a carteirinha da Vancouver Public Library (library card, em inglês). Com este documento em mãos, você terá acesso a uma coleção de mais de dois milhões de itens e poderá pegar emprestado livros, revistas, e publicações diversas das mais diferentes áreas de atuação.

Para fazer a carteirinha, basta ir até a biblioteca de Vancouver, localizada na W Georgia Street, número 350, e apresentar um documento de identificação. O cartão ficará pronto na mesma hora! Uma coisa bem legal é que ele é totalmente gratuito. Confira mais algumas informações:

  • Cada pessoa pode ter apenas um cartão de biblioteca ativo;
  • Você é responsável por todos os materiais emprestados em seu cartão e por quaisquer cobranças em itens que estão atrasados, perdidos ou danificados (consulte mais detalhes no site oficial);
  • Os pais são responsáveis ​​por qualquer atividade no cartão de seus filhos até que eles completem 19 anos de idade;
  • Adultos não podem pegar material emprestado na biblioteca para uso próprio em cartões em nome de crianças ou jovens;
  • O cartão deve ser usado apenas pela pessoa responsável por ele.

Caso você perca seu cartão, entre em contato imediatamente com alguma das unidades da Vancouver Public Library  para evitar que alguém utilize em seu nome. Há uma taxa de CAD 2 para substituir o cartão perdido.

Depois de fazer sua carteirinha, você praticamente terá o mundo em suas mãos. Confira abaixo o que mais a biblioteca de Vancouver pode te oferecer (e com certeza te surpreender).

Biblioteca de Vancouver: você é fã de videogame ou quadrinhos?

videogame na Vancouver Public Library

Caso você não seja um daqueles aficionados por livros, não se preocupe. A biblioteca de Vancouver não conta apenas com livros. Por lá você vai encontrar um acervo gigante de jogos de videogame e histórias em quadrinhos. Entre eles estão alguns nomes populares como Minecraft, Star Wars, Destiny, Super Mario Bros, bem como as séries NHL (National Hockey League) e FIFA. Já nos quadrinhos, há uma coleção surpreendente, que inclui Marvel, DC Comics, mangás japoneses e diversos outros estilos de todo o mundo.

Vancouver Public Library: boa leitura diretamente do conforto de casa

livro Vancouver Public Library

Se você preferir livros eletrônicos e audiolivros, a biblioteca de Vancouver conta com ótimas opções para fazer o download diretamente de seu computador ou até mesmo através de outros dispositivos móveis como celulares e tablets. Confira a biblioteca digital de livros e audiolivros ou simplesmente pesquise no catálogo da biblioteca por versões digitais específicas de sua preferência.

Você também pode baixar eBooks diretamente para seu dispositivo de leitura pessoal, usar o aplicativo OverDrive ou visualizar as publicações do seus navegadores da web.

Biblioteca de Vancouver: torne-se um produtor no laboratório de imagem

 

Filmagem Vancouver Public Library

O “Laboratório de Inspiração” da Vancouver Public Library oferece ferramentas para produção de conteúdo em vídeo ou áudio ao seu alcance. O “Inspiration Lab” permite que as pessoas reservem um estúdio de gravação, estação de digitalização ou de criação para gravar e editar áudio e vídeo, bem como editar imagens. Cada estúdio ou estação oferece diferentes equipamentos e programas para diferentes necessidades.

Vancouver Public Library: de volta à escola

A biblioteca de Vancouver oferece acesso gratuito a uma das melhores plataformas de aprendizado do mundo: Lynda. Ela apresenta aos usuários uma seleção abrangente de mais de 5 mil cursos online e tutoriais em vídeo sobre uma ampla gama de tópicos. Você terá acesso a cursos desde áreas de design gráfico/visual e fotografia até desenvolvimento de páginas de internet e software para business, por exemplo. E o melhor: Você poderá fazer o curso no conforto de sua casa. 

Biblioteca de Vancouver: aprenda a tocar instrumentos diversos

violão na Vancouver Public Library

Se você deseja aprender um instrumento musical, a bilioteca de Vancouver é uma opção muito econômica. Na biblioteca central (Sun Life Financial Musical Instrument Lending Library), você poderá pegar diversos instrumentos emprestados usando apenas o seu library card. Muito legal, não é mesmo? O site da VPL também fornece links de vídeo sobre como cuidar do instrumento, bem como guias de recursos para aprender a tocá-los.

Vancouver Public Library: curta atrações por Vancouver

Science World_Vancouver Public Library

Talvez um dos programas mais legais e menos conhecidos da Vancouver Public Library seja o Inspiration Pass. Você pode pegar emprestado este passe e visitar diversas atrações de arte e cultura por Vancouver, incluindo o Science World e o Aquário de Vancouver. Sim, você não leu errado! O programa envolve 26 parceiros e inclui atrações bem famosas pela cidade, principais museus, patrimônios, centros culturais, e muito lazer.

O Vancouver Inspiration Pass é um programa cultural e recreativo que permite que o público possa explorar Vancouver como nunca. 

Gratuito para residentes de Vancouver com idade igual ou superior a 14 anos, o passe é válido por um período de duas semanas e pode ser emprestado em qualquer unidade da Vancouver Public Library. Porém, como o número é limitado, é possível que você entre em uma fila de espera até que o passe fique disponível.

Biblioteca de Vancouver: assista a filmes aclamados pela crítica

Se você é um daqueles fãs de filmes e cineastas clássicos aclamados internacionalmente, como John Cassavetes ou Akira Kurosawa, não deixe de conferir a coleção exclusiva de filmes na Vancouver Public Library.

A Criterion Collection oferece uma miscelânea que vai do cinema clássico e contemporâneo de todo o mundo. O IndieFlix oferece uma seleção variada de oito mil títulos filmes independentes, TV clássica, documentários e curtas de 85 países.

Vancouver Public Library: música clássica e shows 

Estes dois recursos são muito bacanas para os apaixonados por música, particularmente aqueles que gostam de música clássica, folk e jazz.  Através da Biblioteca de Música da Vancouver Public Library, você terá acesso a um acervo riquíssimo de canções pela plataforma Naxos (um sofisticado mecanismo de busca online, em que você seleciona músicas por compositor, artista, período, ano de composição, instrumento ou gênero).

Não perca esta chance e faça um mergulho por obras que contemplam gravações de grandes marcas, como os clássicos da Sony, Warner, Decca e muito mais.

Se você estiver interessado em assistir a shows de música clássica, óperas, documentários e  balés, você pode acessar o Medici.tv (a maior biblioteca de streaming de música clássica do mundo, com mais de 1.600 títulos). Por lá você pode assistir a alguns dos mais conceituados eventos como a Orquestra Sinfônica de Londres e a “Opéra National de Paris”.

Biblioteca de Vancouver: leia publicações de notícias em todo o mundo

Vancouver Public Library

Não perca também a chance de se inteirar do que acontece no mundo através das plataformas digitais Zinio e PressReader. Você simplesmente não vai precisar fazer assinaturas de publicações nunca mais!

O Zinio é a “maior banca de jornal do mundo” e oferece textos completos de mais de 400 publicações. Você poderá ler, por exemplo, o The Economist, Rolling Stone, The New Yorker, Men’s Journal, e Vogue. Já o PressReader fornece imagens de página inteira de 5 mil jornais e revistas de 100 países antes mesmo de aparecerem nas bancas.

E sabe o que é mais legal? Tudo isso estará disponível por tempo indeterminado para você! Sem aquele estresse de de devolver a revista em uma data específica de vencimento!

Vancouver Public Library: relatórios sobre serviços ao consumidor

Através do “Consumer Report” você terá acesso a diversas informações e conselhos sobre produtos e serviços ao consumidor. O material inclui ainda o texto completo da revista Consumer Reports, reviews de produtos, e muito mais. 

Biblioteca de Vancouver: programas e serviços

Ficaríamos aqui escrevendo páginas e páginas de tudo que esta biblioteca magnífica disponibiliza na cidade. Para facilitar sua pesquisa, veja quais são os principais programas e eventos que a Vancouver Public Library oferece a todos. Fique sempre ligado nos próximos eventos pela página oficial da Vancouver Public Library.

Veja alguns exemplos:

Contador de Histórias Indígenas: Este programa foi criado em 2008 em reconhecimento aos povos indígenas do Canadá e a importância da narração oral de histórias como uma maneira de aprender sobre e com comunidades indígenas em Vancouver.

Programa de escrita: aproveite o programa para desenvolver habilidades de escrita canadense. São quatro meses de curso, onde você passará 75% de seu tempo trabalhando em seu projeto e 25% orientando escritores emergentes. Alé de realizar workshops e participando de outras atividades e programas para compartilhar sua experiência com a comunidade

Clube de leitura para adultos: O que seria melhor do que ler livros novos e envolventes? Conversando sobre eles em um dos animados clubes de leitura da Vancouver Public Library! Junte-se a outros leitores em uma discussão animada sobre as mais diversas obras. O clube serve ainda para aqueles que querem dar uma melhoradinha no inglês. 

Aulas de criação digital: Libere sua criatividade nesta aula e aproveite para embarcar em um projeto digital! Você vai aprender como gravar um podcast, editar um vídeo, transformar suas fotos digitais e muito mais!

Mais diversão na biblioteca de Vancouver: Pub

Localizada em Downtown, a Vancouver Public Library conta com um pub super bacana para fazer um happy hour com amigos. Acesse o site da Library Square Public House e saiba mais. O local fica aberto de segunda a quinta, de 11h30 às 2h; sexta, de 11h30 às 3h; sábado, de 11h às 3h; e domingo, de 11h às 2h.

Vancouver Public Library: horário e informações

A biblioteca principal funciona na 350 West Georgia Street de segunda a quinta, das 10h às 21; sexta e sábado, de 10h às 18h; e domingo de 11h às 18h.

Fontes:

http://www.vpl.ca/

http://dailyhive.com/vancouver/vancouver-public-library-card-benefits