Alugar apartamento em Vancouver

Alugar um apartamento em Vancouver. Como fazer?

Alugar um apartamento em Vancouver requer tempo e paciência. Sim, paciência, já que o processo de locação é um pouco diferente que no Brasil. Mas vale ressaltar que depois de tudo resolvido, ter o seu próprio cantinho compensa todo o esforço!

Como funciona?

Ao se interessar por um imóvel, possivelmente, você entrará em contato com o manager do edifício, uma espécie de síndico. Ele é responsável por mostrar os apartamentos, além de toda parte administrativa do prédio.

No dia da visita, após ver o local, ele irá perguntar se você quer fazer uma aplicação, ou seja, você irá preencher uma ficha com todos os seus dados, além do contato de alguém que possa dar referências sobre você e informações do seu atual trabalho. Caso você ainda não esteja trabalhando em Vancouver, é válido explicar que, por exemplo, os seus pais estão te ajudando financeiramente ou que você possui uma conta-bancária ou poupança com uma reserva de dinheiro.

Essa ficha  irá junto com as de outros interessados no imóvel e dentre de alguns dias, normalmente, uma semana, o manager entrará em contato, caso você tenha sido o “escolhido”. Vale lembrar que no ato da assinatura do contrato, você deverá pagar o primeiro mês de aluguel, mais o depósito de segurança (metade do valor mensal a ser pago).

Valor

Como em qualquer lugar, o valor dos alugueis variam de acordo com a localização do imóvel, também a infraestrutura do edifício e o que ele tem a oferecer (como piscina, sauna e academia).

Em Downtown, os preços são mais elevados em relação aos lugares mais distantes, como Burnaby e Surrey, por exemplo, mas se você procurar, sem dúvidas encontrará algo bom e com um preço acessível. Em média, um apartamento de 1 dormitório, no centro de Vancouver, custa CAD$1500 por mês. Mas se você busca, por exemplo, por um studio, algo como uma quitinete, poderá encontrar por CAD$800/mês.

 

E aí, você tem mais alguma dica sobre locação de imóveis em Vancouver? Comente aqui! 🙂