3RA Intercâmbio

5 dicas úteis para quem acabou de chegar ao Canadá

470 Compart.

Que cada país tem a sua própria cultura, regras e costumes, todo mundo já sabe. E isso não é diferente no Canadá. Aqui, alguns “errinhos” que seriam considerados bobos por nós brasileiros, são muito graves e podem gerar uma multa alta. Além disso, algumas atitudes podem irritar bastante os canadenses e você pode se passar por “sem educação” sem ao menos saber o porquê. Por isso, nós decidimos fazer uma listinha com dicas super úteis para quem acabou de chegar em solo canadense ou está com a viagem marcada. Veja abaixo: 

1 – Nunca atravesse fora da faixa de pedestres

No Brasil, muitas pessoas têm o costume de atravessar fora da faixa de pedestre mesmo isso sendo um hábito errado. Porém, no Canadá a fiscalização é bem mais acirrada e caso você seja flagrado atravessando fora do local indicado, irá passar vergonha e ainda ser multado. Por isso, sempre atravesse na faixa de pedestres e apenas quando o sinal estiver aberto para você.

2 – Esteja atento ao usar a escada rolante

A escada rolante é um dos locais onde os brasileiros mais ficam confusos e acabam passando vergonha. No Brasil, nós não temos uma “regra” para o uso dessas escadas. Mas no Canadá a situação é um pouquinho diferente. O lado esquerdo deve estar sempre livre para as pessoas que estão com pressa e desejam subir andando. Caso você queira ficar parado, precisa ficar ao lado direito para não atrapalhar o fluxo.

3 – Gorjetas

No Canadá é esperado que você dê ao menos 15% de gorjeta (as famosas “tips”) para os trabalhadores do setor de serviços. Isso inclui restaurantes, bares, salões de beleza, táxi, hotéis…Caso você não pague, o prestador de serviço irá entender que você não gostou do serviço e poderá até mesmo ser rude com você em alguns casos.

4 – Cumprimente os canadenses apenas com um aperto de mão

Nós brasileiros somos muito calorosos e gostamos de nos cumprimentar com abraços e beijos. No Canadá não é bem assim. Eles não se beijam no rosto quando se encontram. Para os íntimos, um abraço até é válido, mas bem rápido. Já para quem você ainda não conhece, o ideal é apenas um aperto de mão.

5 – Cuidado com o uso de cigarro e bebidas alcoólicas

No Canadá você está proibido de fazer uso de bebida alcoólica na rua. Você só poderá beber em bares, restaurantes e boates, por exemplo. Nas festas de rua, uma área é sempre cercada para aqueles que querem uma cervejinha. É importante lembrar também que você precisa ter mais de 19 anos para beber e em praticamente todos os lugares será pedido dois documentos de identidade.

Quanto ao uso de cigarros, é proibido fumar em locais públicos como praias e parques e em locais fechados. Caso desobedeça as regras, você poderá ser multado.

Gostou das dicas? Agora você já está um pouco mais preparado para começar sua vida no Canadá!

Clique aqui e saiba como morar no Canadá.