3RA Intercâmbio

5 dicas úteis para escolher suas referências profissionais

2 Shares

Quem já teve a oportunidade de participar de algum processo seletivo no Canadá, provavelmente já percebeu a importância das referências profissionais. É praticamente certo que antes de lhe contratar, o empregador irá ligar para as pessoas que você indicou como suas referências, ainda que elas estejam no Brasil. Por isso, é preciso muito cuidado não só na escolha destas pessoas, mas também na preparação delas para quando receberem a ligação. Veja abaixo algumas dicas importantes:

1)Escolha as pessoas adequadas como suas referências

Muitos acreditam que podem colocar qualquer pessoa como referência. Porém, é importante ter em mente o que o empregador quer. Ele procura por alguém que tenha trabalhado com você recentemente e, talvez, alguma referência pessoal. Tenha em mente que quanto mais a sua referência conhecer sobre você, melhor. Caso você tenha se formado recentemente, uma sugestão é indicar alguns de seus professores e orientadores.

2) Pesquise um pouco sobre a vida da pessoa que você colocou como sua referência

Assim como é comum o empregador pesquisar um pouco sobre você na internet, ele também poderá procurar informações sobre as suas referências. Portanto, use o Google ou alguma outra ferramenta para ver o que os empregadores irão encontrar quando fizerem a mesma busca. Também veja o perfil de sua referência nas mídias sociais. Você é o único responsável pela primeira impressão que irá causar ao empregador.

3) Avise suas referências sobre a possibilidade de elas receberem uma ligação

Este é um tópico muito importante. A pessoa indicada como referência precisa estar ciente de que responderá perguntas sobre você. Portanto, ligue para essas pessoas, converse um pouco e faça algumas sugestões. Se for possível, envie para eles também uma cópia de seu currículo e a descrição da vaga para a qual você está aplicando. Assim eles estarão mais do que preparados.

Importante: Se a sua referência estiver no Brasil, tenha certeza de que ela irá conseguir se comunicar em inglês com o recrutador do Canadá.

4) Certifique-se que será fácil para o empregador entrar em contato com suas referências

Forneça número de telefone e e-mail atuais. Caso sua referência seja um ex-chefe antigo, garanta que as informações de contato estejam atualizadas. O empregador pode até mesmo desistir de você se não conseguir contato com suas referências.

5) Sempre agradeça às suas referências pela disponibilidade

Suas referências realmente serão de grande ajuda nos processos seletivos que você irá participar. O que for falado por eles pode fazer você garantir a vaga ou não. Então nunca esqueça de agradecer essas pessoas. Envie a eles uma mensagem e explique a diferença que eles fizeram para a sua contratação (se este for o caso).