3RA CONNECTION é aprovado por brasileiros em Vancouver

No último domingo, 11 de outubro, a 3RA Intercâmbio promoveu em Vancouver a primeira edição do 3RA CONNECTION, evento de networking que tem como principal objetivo reunir e fortalecer a comunidade de brasileiros que está longe de casa, vivendo no Canadá. O evento reuniu cerca de 120 convidados que puderam trocar experiências entre si e com os expositores, que nesta edição foram empresários brasileiros que abriram negócios em Vancouver e estão colhendo bons resultados. Além de aumentar o network no Canadá os brasileiros também puderam matar as saudades de alguns quitutes brasileiros, como pão de queijo, coxinha, Guaraná Antarctica e brigadeiro.

A opinião de quem participou do primeiro 3RA CONNECTION foi extremamente positiva. Luiz André Parollo, está em Vancouver há um mês e meio, a esposa e o filho chegaram há menos de 1 semana, para eles o evento foi muito produtivo e poderia acontecer com regularidade de no mínimo duas vezes ao ano. “É sempre legal conhecer outras famílias que estão vivendo situações parecidas, principalmente nesse fase de querer imigrar, quando temos que nos adaptar com a ideia de deixar tudo o que construímos no Brasil, nossas raízes e rotinas. Daí a gente conversa, alguém vem e fala que sentiu a mesma coisa mas que agora está bem, outra pessoa fala sobre a experiência de conseguir escola para os filhos, enfim, é muito legal essa ideia da 3RA”, Parollo.

Já Yam Carvalho aproveitou o evento para tirar algumas dúvidas no estande da 3RA Intercâmbio. No país há 1 mês e meio, Carvalho está fazendo uma pós-graduação em business na Capilano University, em North Vancouver, mas estava inseguro sobre o programa de estudo escolhido em relação ao planejamento de imigrar. “Tirei literalmente todas as minhas dúvidas, ele (Vinicius Caldana, consultor de intercâmbio 3RA) me estimulou a fazer um planejamento mais adequado e foi super produtivo e agregador. Ainda segundo Carvalho o 3RA CONNECTION é uma proposta essencial em Vancouver já que “une um grupo de pessoas de um mesmo país para se agregar, se ajudar e se complementar”.

Durante o evento foram realizados diversos sorteios de produtos ou serviços fornecidos pelos parceiros. De viagens para Whistler a comidas brasileiras,  muita gente saiu do encontro levando algum brinde. O estudante Robson Rodrigues da Silva, há 10 dias em Vancouver, foi um dos felizardos, ele ganhou um pacote de massagem para ele e a esposa em um Spa.“No Brasil eu nunca ganhei nada, se isso é um sinal de sorte, que assim seja”, disse Robson. Dina Lopes foi outra convidada que também teve a sorte de ser sorteada, ela ganhou quatro pacotes de pão de queijo. “Não conhecia esse pão de queijo provei aqui e amei, falei que ia comprar mas acabei ganhando”, comentou Dina toda feliz.

Troca de experiências com parceiros

Para muitas pessoas que foram ao evento a troca de experiência com outros brasileiros que tiveram coragem de empreender no Canadá acabou servindo como motivação. Como  o caso da estudante Bruna Suzuki, há 1 semana no Canadá ela veio com o marido para estudar inglês e conhecer o país, durante o 3RA CONNECTION ela ouviu muitas histórias que a deixaram animada. “Meu interesse é de abrir um negócio aqui no futuro, então é muito interessante ver como esses brasileiros abriram o próprio negócio, como estão lidando com o mercado e de como os canadenses estão respondendo”, disse Bruna.

Maelly Gava, sócio-proprietária da empresa Divino Brigadeiro, conta que  abrir um negócio em Vancouver não é um bicho de sete cabeças, mas a pessoa precisa antes de tudo confiar nela e no produto que irá vender. Segunda Gava, “Vancouver é uma cidade competitiva, mas é totalmente viável. A oportunidade existe, os canadenses são muito abertos a novos produtos”. Para Silvia Martilene, proprietária do Ótimo Pão de Queijo, o primeiro passo é investir tempo no planejamento. “Se você vai investir seu tempo vale a pena investir em pesquisa, o governo daqui oferece muitos tutoriais com informações que ajudam os pequenos negócios”, aconselhou Martilene.

Um dos feedbacks mais comuns entre os empreendedores brasileiros é o apoio fornecido pelo governo, independente da área de atuação da empresa.  Além dos materiais fornecidos pelo governo como já mencionados pela dona da empresa Ótimo Pão de Queijo, Livia Garcia, dona do Brisa Spa, contou que quando ela e o marido resolveram investir na ideia de abrir o Spa eles encontraram muito incentivo no Canadá. “O governo gosta muito de quem vem investir aqui, então eles vão te dar suporte, se você está com dificuldade de pagar o seguro, eles vão te ajudar a melhorar suas vendas, vão entender suas dificuldades… Se a pessoa tem esse sonho e conhece a área, vale muito a pena”, contou Lívia.

Mais do que troca de expeiências, para os empresário o 3RA CONNECTION foi uma forma de mostrar suas marcas e serviços. A assistente de marketing do restaurante Rio Steakhouse, que oferece o famoso rodízio de churrasco brasileiro, contou que o restaurante nunca tinha participado de um evento desse tipo e que o resultado foi muito positivo. “Está na hora do Rio mostrar sua cara e conceito aos brasileiros. Foi uma ideia incrível da 3RA, com certeza estaremos no próximo”.

Já Samuel Costa Gonçalves, guia e marketing da West Trek Tours, disse que o evento foi excelente para conectar a marca com os brasileiros. “Eu já participei de várias exposições como essa (3RA CONNECTION) mas hoje foi uma das mais produtivas”, revelou Samuel. A proprietária da loja de presentes Bakana, Gabriela Fernandes Assunção, também teve um resultado proveitoso com o evento. “Os brasileiros que vem para o Canadá são na maioria estudantes, e como a gente não está próximo das escolas estava difícil de atingir essas pessoas, com esse evento são quase 200 brasileiros que saíram daqui conhecendo nossa loja”, contou Gabriela.

Para o proprietário da Rent4Students, Jhonatan Coba, o evento conseguiu atingir muito bem seu objetivo. “Muitos alunos da agência chegam aqui em Vancouver e acabam morando primeiro em homestay e pouco tempo depois precisam de um outro lugar para viver com toda a família, e aqui eu consegui encontrar vários casos assim e tirar dúvidas dessas famílias”, explicou Coba.

Quem também se conectou com futuros clientes foi a consultora em recrutamento, Brenda Crump. Única empreendedora não brasileira, ela estava no 3RA CONNECTION falando sobre currículos e mercado de trabalho no Canadá. “Tive a chance de conhecer brasileiros com alto nível de educação, experiência de trabalho excelente no Brasil e que estão dispostos em começar a vida novamente por aqui. Estou ansiosa em trabalhar com essas pessoas e poder ajudá-las”, concluiu Crump.