10 mandamentos do intercambista

Quando alguém decide fazer um intercâmbio, o ideal é que se prepare com um pouco de antecedência, elaborando um planejamento que contemple todos os aspectos envolvidos, como as possibilidades financeiras e as diferenças culturais. Dizemos que quanto mais cuidadoso é o planejamento, mais proveitoso será o intercâmbio.

O que muita gente não leva em consideração é que esse planejamento não acaba com os cuidados antes da viagem. O intercambista pode se planejar para seguir algumas dicas enquanto estiver no Canadá, e que farão toda a diferença.

Pensando nisso, separamos dez dicas que, se forem seguidas pelo intercambista, vão deixar a experiência da viagem ainda mais prazerosa e inesquecível. E, para quem precisa de uma mãozinha na hora do planejamento, a 3RA Intercâmbio existe justamente para facilitar a vida dessas pessoas. Entre em contato e fale com um dos nossos consultores de intercâmbio.

10 mandamentos do intercambista

Conheça um pouco o idioma antes de viajar

Mesmo que sua viagem tenha o foco no aprendizado do idioma (inglês ou francês), não custa se esforçar e estudar um pouco antes da viagem. Ter boas noções do idioma estrangeiro facilitará no estreitamento de futuras amizades e poderá evitar alguns apertos ou gafes.

Conheça o lugar para onde está viajando

Pesquise sobre os costumes e a história do lugar para onde está indo, mas principalmente sobre a cidade onde vai ficar. Antes e durante a viagem! Pergunte, leia, converse. É comum que as pessoas se sintam bem se você demonstrar interesse pela cultura delas, no Canadá não seja diferente. Além de muito educados, os canadenses são patriotas e adoram falar sobre sua cultura.

Faça amizades com os estrangeiros

Evite andar somente com os estudantes brasileiros quando estiver no Canadá. É claro que a convivência com aqueles mais parecidos com você é confortável e importante. Mas, não deixe de retribuir a hospitalidade da família onde estará hospedado e dos estrangeiros de uma forma geral. O Canadá é um país multicultura, além dos nativos você conhecerá pessoas de todo o mundo, se abra e viva essa oportunidade.  Comunique-se. Isso fará com que seu aprendizado cresça, além de alargar seu conhecimento e a experiência sobre o mundo. Seja menos introvertido e arrisque-se mais!

Seja observador e equilibrado

Se no Brasil há tantas pessoas diversas, imagine no exterior! Você irá se deparar com pessoas com hábitos, crenças, opiniões e preferências muito diferentes daquilo que está acostumado. Portanto, não julgue ou deprecie ninguém, a princípio,  apenas observe as pessoas e tente aprender algo de bom e útil de cada situação.

Passeie bastante

Não se prenda apenas aos estudos, mas aproveite a viagem para conhecer mais ainda os lugares, atrações e passeios turísticos da cidade que está visitando. Esse crescimento pessoal, paralelo ao acadêmico, também faz parte da viagem e das boas lembranças que você terá no futuro sobre seu intercâmbio.

Seja aberto para experiências novas

Você está em um país estrangeiro, diante de uma cultura e de pessoas bem diferentes. Portanto, não vale a pena se fechar em seu casulo e reservar-se aos seus hábitos cotidianos. Permita-se fazer coisas novas, prove comidas diferentes, experimente atividades e esportes que você nunca fez no Brasil. Não tenha medo das novidades! O Canadá é um excelente lugar para conhecer coisas novas.

Vá aos nightclubs, pubs e bares

Se você já tem mais de 19 anos, as festas são os acontecimentos em que é possível fazer uma interação de maneira bastante facilitada. Em cafés, bares e baladas, em geral, é fácil se aproximar de gente nova, fazer amizades com pessoas bonitas e se divertir muito. Fique ligado nas redes sociais da 3RA Intercâmbio, que sempre fazemos divulgamos eventos para alunos internacionais com cortesia para os clientes da agência.

Se esforce nos estudos relacionados ao seu intercâmbio

Os passeios de turismo e festas são importantes, agradáveis e bacanas, mas não deixe os estudos de lado. Afinal, o objetivo principal de sua viagem foi a nova formação que escolheu, seja ela de idioma, graduação ou pós-graduação. Portanto, estude fora do tempo de aula, não deixe as lições se acumularem. Mostre aos professores e a si mesmo que você é capaz. No Canadá o tempo que o aluno gasta estudando sozinho conta muito, essa é a base do sistema de ensino deles, por isso é possível ver as bibliotecas sempre cheias.

Seja organizado, pontual e responsável

Apesar de  estar longe de casa, e para muitos, morando sem os pais pela primeira vez, aproveite seu intercâmbio para amadurecer. Tudo bem reservar um tempo para a diversão, mas não falte às aulas de seu curso, nem chegue atrasado. Em casa, não seja grosseiro ou mal-educado com as pessoas com quem estiver morando. Siga as regras  estipuladas pelos moradores. Tenha disciplina, organização e responsabilidade. Afinal, você está acolhido por pessoas que têm hábitos e costumes diferentes dos seus.

Tenha bom senso

Não deixe de ter atenção pelas pessoas que estão ao seu redor, principalmente se forem os estrangeiros que o receberam. Você está em outro país e deve prezar pela sua segurança, saúde e bom convívio. Além do mais, assimilar uma nova cultura é uma tarefa demorada. Seja paciente com você, e bem-disposto e cooperativo com os outros. Essas atitudes vão contribuir muito para seu crescimento pessoal.

E aí, gostou das nossas dicas? Existe algum outro ponto que você acha indispensável em um intercâmbio? Dê a sua opinião!