3RA Intercâmbio

 

As melhores perguntas do Hangout sobre programas Pathway

0 Shares

No dia 30 de Novembro, o diretor educacional da 3RA Intercâmbio, Francisco Zarro, e a gerente da empresa, Schirley Dalmagro, receberam as representantes da ILSC, Márcia Alves e Fernanda Barros, para um bate-papo sobre os programas Pathway. Os internautas que participaram do evento também tiveram a oportunidade fazer perguntas ao vivo.

Se você perdeu o evento, você poderá assistir o vídeo na íntegra neste post. Nós também fizemos um texto com as melhores perguntas. Confira abaixo:

1)O que é o Pathway?

 

Se você quer estudar no Canadá, você tem que comprovar que você fala inglês. Existem várias maneiras de comprovar. Uma delas é através de uma prova oficial da língua, como TOEFL ou IELTS, ou fazendo o Pathway, sendo transferido automaticamente para dentro de uma instituição em seguida. O Pathway é basicamente isso, a sua trajetória até a chegada ao College ou Universidade de seu interesse.

O Pathway é muito eficiente, porque você não cai diretamente dentro de uma instituição canadense, que tem um sistema educacional completamente diferente. O programa não tem como função apenas melhorar o seu inglês, mas também lhe preparar para os estudos acadêmicos. Você vai aprender como fazer citações, apresentações, bibliografias, entre outros. Então, o estudante ao terminar o curso estará preparado para o College ou Universidade.

2) Posso trabalhar enquanto estou matriculado no Pathway?

 

Não. Durante cursos de inglês ninguém pode trabalhar. Tanto o aluno quanto o cônjuge (se for o caso), só poderão trabalhar a partir do primeiro dia de aula do estudante no College ou University. O estudante poderá trabalhar até 20 horas por semana durante o período de aulas e até 40 horas no período de férias. O cônjuge terá um visto aberto de trabalho. Porém, reiterando, ninguém poderá trabalhar durante o período do Pathway.

3) Como funciona o curso?

 

O curso é focado mais na escrita e na leitura. Você desenvolve habilidades de pensamento crítico, habilidades de discussão e técnicas de como estudar. O curso também vai focar em gramática e vocabulário. São vários níveis de inglês oferecidos: do nível 1, beginner, até o nível 10, Avançado.

4) Como é determinado o tempo de curso?

 

Você precisará fazer um teste para determinar o seu nível e ver quanto tempo de Pathway você precisará fazer. No caso da ILSC, a 3RA vai dar o suporte necessário e você vai descobrir o seu nível antes mesmo de sair do Brasil. Você vai fazer uma prova escrita e, logo depois, uma entrevista por telefone com a equipe da ILSC. O tempo de curso depende do nível de inglês que você tem e o nível de inglês que o seu College exige. “Por exemplo, se o aluno tem o nível intermediário 2 e quer estudar no Douglas College, ele vai precisar chegar ao Avançado 2, que é o nível que a instituição exige. Neste caso, o estudante precisará passar por 5 níveis, o que seria um mínimo de cinco meses de estudo”, explicou Márcia Alves, da ILSC. A ILSC conta com dez níveis e cada nível tem quatro semanas de duração. Cada instituição exige um nível diferente, e até mesmo dentro de uma mesma instituição existem cursos com diferentes níveis de exigência.

5) Quando posso fazer a minha matrícula no College ou University?

 

A matrícula pode ser feita a qualquer momento. Ainda no Brasil, durante o Pathway, ou até mesmo em até dois anos após o término do Pathway. É importante lembrar que ano letivo no Canadá começa em Setembro, que é quando a maioria dos programas em Colleges se iniciam. Porém, normalmente os Colleges oferecem outros dois intakes Janeiro e Maio, mas nem todos os programas contam com essas datas de início. “É legal sempre ter em mente que se você estiver no Canadá fazendo o Pathway, é interessante aplicar com pelo menos três meses de antecedência, porque os programas costumam lotar rapidamente e há também o tempo de processamento da instituição”, disse Fernanda Barros, da ILSC.

6) Existe um nível pré-determinado para entrar no Pathway? Ou posso começar do zero?

 

Não há nível pré-determinado. A pessoa pode fazer o programa até mesmo se não souber nada de inglês. Porém, quanto mais baixo for o nível, mais tempo de programa a pessoa precisará fazer. Nos níveis mais baixos o aluno vai aprender o básico do inglês. Já nos níveis mais avançados você irá ter acesso ao estudo mais voltado para o mundo acadêmico.

7) Quanto tempo antes do início das aulas no College eu preciso terminar o Pathway?

 

De acordo com Francisco, atualmente, como é preciso aplicar para um visto, o ideal é de dois a três meses. “Existe uma lacuna na Lei que quando você tem que fazer o inglês para entrar na faculdade você pode pedir uma mudança de status dentro do Canadá. Não é uma coisa simples, é uma novidade, mas a Celina tem feito isso e tem obtido sucesso e aí o tempo de processamento deste visto cai para um mês. Porém, eu diria que o ideal é na casa de dois a três meses”, falou.

8) O visto do Pathway é considerado de estudante?

 

Segundo Francisco, a lei acabou de mudar. “Existe hoje uma incógnita sobre o caso das pessoas que irão fazer menos de seis meses de Pathway, mas irão fazer uma faculdade depois. Ainda não se sabe se elas poderão pedir o visto de estudante. No site da imigração atualmente você não consegue fazer isso. Como regra é: se o tempo de Pathway for menor do que seis meses, você vai vir como visitante. Se for seis meses ou mais, você já virá com visto de estudante”, explicou.

9) Quando o aluno tem uma pontuação no TOEFL que é abaixo da exigida para ingresso em Colleges. Neste caso, o aluno ainda precisa fazer a prova de nivelamento?

 

Não. Neste caso o aluno pode apenas apresentar o TOEFL ou o IELTS feito e a escola irá definir o tempo de Pathway necessário. Porém, é importante lembrar que o Pathway normalmente tem duração mínima de dois meses. Então mesmo que você esteja em um nível muito avançado, você terá que cursar esses dois meses.

10) Posso viajar para o Canadá como turista e fechar o Pathway e College já no país?

 

Sim. É possível. Porém o processo fica mais arriscado e complicado. O interessante é fazer a prova de nivelamento – que é gratuita – para você ter pelo menos uma ideia do tempo que você precisa estudar. Se você precisar fazer mais de seis meses de inglês, por exemplo, você já virá com visto de estudante e isso irá facilitar muito o processo. Além disso, você consegue se preparar melhor financeiramente e psicologicamente.