Conheça algumas curiosidades antes de visitar Quebec

Quebec é a maior província do Canadá onde a primeira língua falada é o francês, são cerca de 8 milhões de habitantes. Por lá, ser diferente das outras partes do país é motivo de orgulho para a maioria dos moradores. E essas diferenças não estão só no jeito de falar, os Quebecois, ou cidadãos de Quebec – mostram que também possuem um jeito próprio de cozinhar e se divertir. Baseado em uma matéria do site de notícias CNN separamos algumas curiosidades para quem está planejando visitar ou até morar na província.  Se divirta!

Realmente tudo é em francês

bemvindo

A língua predominante é o francês, como já citamos, mas isso em Quebec quer dizer que as placas, lojas, restaurantes, cardápios, tudo vai seguir essa linha. La existe até uma organização pública, o OQLF (Office quebecois de la langue francaise) que tem como principal função garantir que o francês seja usado como língua oficial, dando até multa para empresas que não seguem as regras.  

Então, mesmo não falando francês é legal dar uma olhada em como se diz palavras e frases do dia a dia, como obrigado, por favor, frango, carne, socorro, cerveja, água, etc. Você vai encontrar pessoa que também falam inglês, mas como diz aquele ditado: “O seguro morreu de velho”. Já que dos 8 milhões de habitantes da província, 80% falam francês como língua mãe e fora das grandes cidades, como Montreal, a maioria da população fala francês.

Igrejas católicas para vender

Foto: NORMAND BLOUIN/AFP/Getty Images

Como a província foi povoado por franceses nada mais normal pensar que o catolicismo tem marca forte na cultura dos Quebecois. Porém, o que tem se notado nos últimos anos são igrejas vazias. Muitos dos prédios estão para vender, alguns foram demolidos e outros se tornaram espaços para fins não religiosos.

Quebec tem seu próprio feriado nacional

O maior feriado nacional do Canadá acontece em 1 de Julho pela celebração do dia do Canadá. Inclusive em Quebec, onde as pessoas não trabalham e a cidade promove comemorações. Mas por lá, o maior feriado nacional é outro. A província realmente para no dia 24 de Junho por causa do feriado do Dia Nacional de Quebec. A a data marcava inicialmente o nascimento de João Batista, primo de Jesus, segundo a bíblica. Mas em 1834 o feriado conhecido como  Fête Nationale passou a ter também o significado do dia nacional da província. A festa é realmente grandiosa, deixando as comemorações do 1 de Julho no “chinelo”. Se estiver por lá nessa data fuja das folhas vermelhas de Maple Leaf e invista na cor azul, cor que marca a comemoração.

Identidade na cozinha

shutterstock_158313764

Montreal e a cidade de Quebec são bastante conhecidas pela autenticidade na cozinha. Praticamente sem influencia externa, as receitas são baseadas na tradicional educação francesa, com produtos da própria província. Espere encontrar nos pratos ingredientes como fígado de pato ou ganso que foram tratados antes de morrer um jeito todo específico (foie gras), scallops, camarões vindo de Metano, queijos, vegetais orgânicos e carne porco. Na cidade de Quebec os restaurantes tem um compromisso muito sério de usar ingredientes feitos/colhidos na província.

Maiores produtores de xarope de Maple

shutterstock_187682729

Quebec é a maior produtora de xarope de Maple do mundo. Durante a época de degelo em março, cabanas de açúcar podem ser encontradas oferecendo o famoso xarope canadense acompanhado de neve, panquecas, feijão, porco e muito mais. Se estiver pela província nessa época do ano não deixe de saborear (saborear?!) essa mistura gastronômica, já que os brasileiros normalmente se atrevem de colocar o xarope só em panquecas ou waffles.

Até mesmo a poutine foi reinventada

poutina em Quebec

A poutine pode-se dizer que é o prato mais tradicional. A receita padrão é batata frita palito, molho gravy e pedaços de queijo em cima. Mas o que  acontece em Quebec é que eles mudaram a receita original, adicionando itens sofisticados da culinária francesa, como fígado de pato, o já falado foie gras, ou a coxa do bicho, chamado de duck confit. Em algumas cidade em Quebec, principalmente em Drummondville, os moradores afirmam que a poutine foi criada por lá.

Maior festa acontece na época mais fria do ano

Carnaval du Quebec

Quebec também tem festa de carnaval em fevereiro, conhecida como Carnaval du Quebec. Porém, diferente do Brasil a festa acontece no inverno, época mais fria do ano. Mas isso não é motivo para deixar a comemoração menos popular, ao contrário, o carnaval de Quebec é a maior festa da província, o maior carnaval de inverno do mundo, e o terceiro no ranking dos melhores do mundo, perdendo para o Rio de Janeiro (Brasil) e New Orleans (EUA).

A principal celebração acontece na cidade de Quebec, por duas semanas, e as atividades normalmente são a céu aberto (imaginem o frio). O palácio de gelo, que abriga o mascote do festival é o ponto turístico mais conhecido do carnaval, que também oferece várias atividades de entretenimento, como competição de esculturas no gelo e esportes de inverno.

Aguente o frio, as atividades favoritas são ao ar livre

shutterstock_96043721

Ice fishing (Pescar no rio congelado) e snowshoeing (deslizar na neve com acessórios especiais) eram atividades praticadas por necessidade pelos moradores de Quebec durante o frio, mas hoje em dias muitas pessoas adotaram essas atividades como esporte e as fazem por puro prazer. Em qualquer lugar com uma porção de rio congelado, lá se vão vários Quebecois fazer o buraco e pescar. Durante a temporada – dezembro a fevereiro –  é possível alugar todos os equipamentos para participar da diversão.

Via: cnn.com
Fotos: Shutterstock, internet e CNN