Canadá inicia eleição federal com cerca de 2.4 milhões de cidadãos

Votar no Canadá não é uma obrigação civil como no Brasil. Qualquer cidadão canadense com mais de 18 anos e comprovante de endereço tem o direito de decidir se quer votar ou não. No dia 19 de outubro acontece em todo Canadá eleições federais para escolher os representante do parlamento. Cada província e região elege seus próprios representantes que, juntos com os eleitos de outras províncias, compõe o parlamento canadense.

Mesmo as eleições sendo dia 19 de outubro, no Canadá eles organizam também uma pré-eleição, que possibilita que muitas pessoas votem antes do dia oficial. Normalmente essa pré-eleição acontece na época de algum feriado, nesse ano as eleições antecipadas, chamadas de “Advance polls”, aconteceram nos dias 9, 10, 11 e 12 de outubro, durante o feriado de Thanksgiving. Mesmo não sendo um ato obrigatório, o canadense saiu de casa para exercer sua cidadania, aproximadamente 2.4 milhões de pessoas votaram nesses 4 dias. De acordo com o site canadense Vancitybuzz, esse número representa 300,000 a mais de canadenses que votaram antecipadamente em relação as eleições federais de 2011, quando a pré-votação ocorreu durante o feriado de páscoa.

No dia 19 mais de 67 mil pontos de votação estarão disponíveis para o canadense votar. Em British Columbia o horário de votação será das 7h às 19h. Quem estiver fora do Canadá ou impossibilitado de votar pessoalmente também teve a opção de se cadastrar para votar via correio, de forma 100% sigilosa e segura.

Para conscientizar e incentivar a população a votar o governo investe em informação. Todos os cidadão recebem em casa uma cartilha explicando o procedimento, a facilidade e importância do voto, além da documentação necessária que precisa levar. Os cidadãos também recebem pelo correio um cartão informando o lugar onde cada pessoa vai votar. O que se percebe é que o governo faz questão de envolver o canadense para que ele queira participar desse processo.

Cartão de informações frente

Cartão de informações verso. A pessoa recebe esse cartão pelo correio com informações importantes, inclusive com o local onde irá votar.


Via:
vancitybuzz.com e elections.ca