O que colocar no currículo para procurar emprego no Canadá

10 segundos. Esse é o tempo que você tem para convencer a empresa que é o melhor candidato para a vaga através do seu currículo.  Quem revela esse segredo do mundo das contratações é a especialista em consultoria de emprego e programas de treinamento para o mercado de trabalho, Brenda Crump. E tem mais, a primeira coisa que o responsável pela contratação vai olhar no currículo é se o candidato tem as habilidades procuradas para a vaga, se essa informação não estiver muito clara e exposta no documento, em menos de 10 segundos seu currícilo será deixado de lado.

Outro ponto que precisa ganhar destaque no seu resumo profissional é a vaga que você está interessado. Essa informação também precisa ser facilmente localizada pelo empregador nos 10 segundos de análise do seu currículo. Só depois de checar qual vaga a pessoa está interessada e se ela possui as habilidades desejadas, é que o empregador vai dedicar mais tempo para olhar os outros detalhes do seu resumo profissional.

Apesar do crescimento de outras ferramentas de contratação como o LinkedIn (rede social focada em negócios, carreira e emprego), Crump conta que um bom currículo ainda continua sendo a maneira número 1 para conseguir uma entrevista de emprego no Canadá. “O resume é um documento muito importante para aqueles que estão a procura de emprego no Canadá”, explica.

Outra dica que a especialista dá é sobre o modelo do currículo. Segundo Crump, oportunidades diferentes de trabalho vão mudar também o estilo do documento. No Canadá são usados principalmente três tipos, sendo dois deles muito populares. Ela explica que “se você, recém-chegado no canadá, quiser  impressionar o empregador, é muito importante escolher o estilo certo de currículo, especialmente se você tem um alto nível de educação e está disposto a entrar no mercado de trabalho mesmo que atendendo a cargos iniciais de carreira”.

Erros mais comuns

Perguntamos para a especialista quais são os erros mais comuns que os candidatos internacionais cometem quando estão a procura de emprego no Canadá. Além do ponto já mencionado em relação ao template do documento, outro erro comum é quando o brasileiro vai traduzir as habilidades e experiências anteriores e acaba usando termos errados, que em inglês não significam o que o candidato quis dizer. “É aconselhável deixar que um profissional em currículo verifique os termos usados no seu documento para ter certeza que tudo está perfeito antes de enviar para a empresa em que busca da vaga”, Crump.

Quando o candidato recebe esse suporte de um profissional que entende de currículo, ele sai na frente até mesmo dos canadenses. Brenda conta que muitos nativos não sabem como fazer um currículo profissional. “Ter a ajuda de um especialista é uma forma do profissional brasileiro se destacar no processo de seleção”.

Mão na massa

Procurar emprego é uma tarefa que muda de um país para outro e não conhecer os aspectos diferentes desse processo pode tirar bons candidatos da competição.  A 3RA Intercâmbio decidiu então abordar temas relacionados ao mercado de trabalho e procura de emprego com o intuito de instruir seus clientes que estão no Canadá. Por isso, a empresa oferece mensalmente workshops presenciais em Vancouver ministrados pela especialista em carreiras Brenda Crump. Curta nossa fanpage no facebook para saber a data do próximo evento. 

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>