Creche no Canadá: Tudo o que você precisa saber sobre daycare

Hora de ir para daycare! E agora? São tantas as dúvidas…Será que meu filho vai se adaptar? Vai entender a língua? Por onde começar? Para quem não sabe, a daycare é uma creche no Canadá. Ou seja, é um espaço de cuidado da criança, o mesmo que a pré-escola no Brasil.

No país, esse tipo de educação é paga e o valor é bem significativo, podendo impactar bastante na renda familiar. A daycare ou creche no Canadá é destinada a crianças menores do que 4 ou 5 anos, dependendo da província. Após essa idade, elas passam a ter acesso à escola pública gratuita

E é no momento de ir para a daycare pela primeira vez que os papais ficam mais ansiosos que os filhos.  Mas muita calma nessa hora! Não há porque se preocupar, principalmente com a língua inglesa. Os pequenos adoram novidades, se adaptam rapidamente e tiram tudo de letra. E, quando você menos perceber, seu pequeno vai estar é te dando aulas de pronúncia.

Agora que você está mais tranquilo, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre como funciona a daycare ou cheche no Canadá. 

No Canadá, as daycares precisam ser licenciadas e devem atender às normas de cada província. Entre alguns dos requisitos estão: segurança e saúde, qualificações da equipe e checagem de antecedentes criminais, treinamento de primeiros socorros, programação adequada que venha a auxiliar no desenvolvimento físico, intelectual, linguístico, emocional e social da criança, além do espaço que deve ser adequado e seguro incluindo o mobiliário e brinquedos.

Essas licenças e os espaços são fiscalizados rigorosamente pelo governo. O objetivo é assegurar que as crianças sejam atendidas em um ambiente saudável e seguro. Uma dica legal é verificar se a licença está em dia antes de efetuar a matrícula, e também dar uma olhada na internet para saber a opinião de outros pais sobre o local. 

via GIPHY

Tipos de daycare ou creche no Canadá

Daycare home licenciada

Esse é uma excelente opção para crianças pequenas na qual o cuidado é mais individualizado. Geralmente, essa modalidade conta com duas cuidadoras em uma residência, sendo esta uma casa ou apartamento com até no máximo oito crianças. A idade para entrar pode variar bastante de uma daycare para outra: de seis semanas a 18 meses bem como a idade limite que pode ser até 3 ou 5 anos, dependendo da estrutura para ensino.

Daycare ou Centro de cuidados infantil 

Neste tipo de daycare, o requisito de idades também pode variar de um estabelecimento para o outro. As crianças podem ser separadas por idades de 6 semanas a 18 meses, de 18 meses a 2.5 anos e de 2.5 anos a 5 anos. O espaço é maior e as crianças têm mais atividades durante todo o dia, o que inclui artes, dança, brincadeiras e ciclos de leitura.

Pre School 

Esse tipo de creche no Canadá é destinada à crianças com idades entre 2.5 anos e 5 anos e conta com programas mais avançados. Neste estágio, as crianças já começam a ter mais atividades, que variam desde o ensino de outras línguas além do inglês, artes, música e atividades físicas como dança e Yoga. Esta etapa é considerada uma preparação para a entrada na escola pública.

Educação infantil no Canadá: Idade mínima e idade máxima nas daycares

A idade mínima para entrar no Daycare é de pelo menos seis semanas de idade. No entanto,  encontrar uma vaga para crianças de até 2 anos não é uma das tarefas mais fáceis. Essas vagas são muito limitadas e normalmente contam com valores mais altos, fazendo com que o custo mensal da família fique ainda mais elevado.

Já a idade máxima para a criança permanecer na daycare é de até cinco anos, que é quando a criança deve iniciar na escola pública. É importante lembrar que essa idade para início na escola pode variar de acordo com a província. Em Ontario, por exemplo, as crianças já podem frequentar a escola pública a partir dos 4 anos. Outro ponto que vale a pena ressaltar é que, diferentemente do que acontece no Brasil, o ano letivo no Canadá se inicia em Setembro. 

Horários de funcionamento

No Canadá, muitas empresas costumam oferecer aos trabalhadores uma maior flexibilidade na rotina de trabalho. Com isso, os papais conseguem se revezar no cuidado da criança, facilitando um pouco as coisas.

Porém, caso não seja o seu caso, não há motivos para preocupação. Há também uma certa flexibilidade no horário de funcionamento da daycare ou creche no Canadá.

O horário de funcionamento geralmente é das 7 da manhã até 5 ou 6 da tarde. Caso a criança precise ficar mais tempo, será preciso negociar diretamente com a daycare e pagar hora extra.

Opções de programas

  •   Full time ou período integral: Está é a opção mais comum, na qual a criança ficará na creche de segunda a sexta-feira em período integral.
  •   Part time ou meio período: Nesta opção, a criança fica na daycare por apenas um período – Manhã ou tarde.
  •   Opção parcial: Nesta opção, a criança fica na daycare apenas alguns dias em horário integral.  Por exemplo: Ela poderá ficar no local de 1 a 3 dias por semana

Encontrando uma vaga em creche no Canadá

O tempo de procura pela tão almejada vaga na daycare vai depender de muitos fatores, entre eles a região e a necessidade ou pressa de cada um. Será necessário visitar alguns estabelecimentos, até para que se tenha certeza da melhor escolha do lugar onde seu pequeno passará a maior parte do dia.

Uma vez que as exigências de segurança e manutenção são grandes para abertura de uma daycare, existem regiões com pouquíssimas vagas.

Por isso, se você gostar de uma daycare que não tenha vaga no momento, sempre pergunte se é possível deixar o nome em uma lista de espera. Em alguns casos, será necessário pagar uma taxa para a reserva da vaga. Porém, mesmo com o nome na waitlist, o ideal é sempre ligar para verificar a situação ou até mesmo aparecer no local uma vez ou outra para ser lembrado. 

E se meu filho precisar de uma vaga urgente?

Muitos papais precisam começar a estudar ou então arrumam emprego antes do esperado, e não tem ninguém conhecido para tomar conta das crianças. Nesses casos, o ideal é visitar outros espaços, mesmo que eles não fiquem tão próximos de sua residência, e garantir logo uma vaga.

Como já foi dito anteriormente nesse texto, outra questão que torna a busca por vagas em creches no Canadá mais estressante é que quanto menor a criança é, mais difícil é encontrar uma vaga. Isso se deve principalmente ao fato de que as daycares possuem quantidade máxima de crianças de até 2 anos de idade por cuidador.  

Porém, por outro lado, como a licença maternidade no Canadá é maior e pode ser dividida entre o pai e a mãe, eles conseguem ficar por mais tempo com as crianças antes do ingresso na daycare.

Onde começar a procura por creche no Canadá

Existem alguns sites nos quais você pode iniciar a sua busca pela daycare ideal. Um deles é o Fraser Health. Lá você pode encontrar uma lista dos estabelecimentos em algumas cidades de British Columbia localizadas na região de Vancouver.

Para quem vai para Toronto, o site da cidade também conta com uma lista pública de daycares licenciadas da região.

O que é preciso para realizar a matrícula?

Após encontrar a daycare ideal, o próximo passo é reservar a vaga. Para isso será necessário pagar uma taxa de reserva que depois poderá ou não ser abatida no valor da primeira parcela. Em alguns casos, esse valor é cobrado para posteriormente ser utilizado em despesas de mobiliário e reposição de brinquedos da daycare.

Também é preciso preencher uma extensa ficha com dados da criança e anexar uma cópia da carteira de vacinação, que pode ser solicitada na Immunization Clinic da sua região. 

É importante lembrar que, caso a criança tenha apenas a carteira de vacinação do Brasil, será preciso traduzi-la ou buscar informação sobre as vacinas necessárias também na Imunization Clinic.

Se os responsáveis pela criança optem pela não vacinação, é necessário apresentar uma carta justificando. Isso se faz necessário pois em casos de surtos de doenças, a criança não poderá frequentar a daycare por um determinado período de tempo até que não se apresente mais riscos de contaminação.

Se você vai morar ou já mora na província de British Columbia, você consegue encontrar a Immunization Clinic mais perto de sua residência no site ImmunizeBC. Para outras informações sobre vacinação na região de Vancouver, o site Fraser Health pode ajudar.

Período de entrada gradual ou “mandatory gradual entry period”

Após a matricula,  chega a hora do “mandatory gradual entry period”. Este é um período precioso de adaptação da criança na daycare com os amiguinhos, funcionários, professores e vice-versa. É uma fase de conhecimento e reconhecimento. É onde a criança deixa o aconchego de casa para um espaço novo, no qual ela vai ficar longe da mamãe e do papai.

O período de entrada gradual funciona da seguinte maneira: Durante uma semana, a criança fica apenas curtos espaços de tempo na daycare e, aos poucos, vai interagindo e se acostumando.

Veja abaixo:

  • No primeiro dia, a criança passará poucas horas na creche e irá apenas passear pelo espaço.  
  • No segundo dia, a criança participará de alguma atividade ou período de lanche.
  • Já no terceiro dia, se ela sentir confortável, poderá ficar metade da carga horária diária.
  • No quarto dia, ela ficará até a hora da soneca.
  • No quinto dia, ela ficará o período integral.

Nessa semana de entrada gradual, algumas daycares aconselham que um dos pais esteja presente nesse processo para facilitar na adaptação. Assim a criança se sente mais à vontade, facilitando o aprendizado e trazendo confiança para ambos.

Lanchinhos e almoço

A maioria das daycares contam com dois intervalos para lanches – ou “snacks”: um de manhã e outro a tarde. Esses dois lanchinhos costumam estar inclusos no pagamento mensal.

Quanto ao almoço da criança, os pais normalmente precisam preparar e mandar para a creche. Normalmente o papai e a mamãe preparam a comida e colocam em um pote térmico para ficar quentinho. No entanto, algumas creches se responsabilizam por aquecer. Os pais também podem colocar na lancheira sucos, biscoitos e frutas.

Vale lembrar que é proibido levar lanche com nuts e derivados para evitar acidentes com crianças alérgicas. Então, corte do cardápio: nozes, castanhas e amendoim, por exemplo. 

Já as refeições servidas pela daycare são recomendadas por nutricionistas ou seguem a Tabela Nutricional do Canadá. Elas são refeições ricas em frutas, legumes, verduras e derivados de leite. Isso acontece até nas festinhas de aniversário, por exemplo, que são bem diferentes das brasileiras. Há sempre uma mesa farta de legumes e frutas e, por incrível que pareça, as crianças adoram! No país, elas já aprendem logo cedo a ter uma alimentação saudável.

via GIPHY

Férias e breaks

Os pais também precisam estar preparados para os dias sem aula. Há alguns “breaks” no meio e no final do ano. Além disso, quando a criança está doente ou mesmo apenas resfriada, é regra deixar a criança em casa até que não ofereça contágio aos coleguinhas. 

Portanto, para não perder dias de trabalho, é preciso pensar em alguém que possa ficar com a crianças por esses dias. Há o serviço de “daycare dia”, o qual é possível pagar por hora ou apenas pelos dias necessários. Porém, o valor é muito mais alto e as vagas são raras. Uma segunda opção é contratar uma babá temporária. 

As férias da daycare normalmente acontecem do final de Junho ao início de Julho e duram cerca de um mês. No entanto, algumas creches fecham também nos períodos de festas de fim de ano, por uma ou duas semanas.

Vale lembrar que, na maioria das empresas, as férias de trabalho no Canadá são de apenas duas semanas por ano. Sendo assim, os responsáveis pela criança podem se revezar neste período e assim economizar com um gasto extra com babá.

Diferenças entre a creche no Canadá e no Brasil

No Canadá, as daycares não são públicas. Sendo assim, em todas elas é necessário pagar uma mensalidade.

Logo cedo as crianças aprendem noções de segurança e sobre andar em grupo, fazendo passeios pelo bairro. Elas visitam os bombeiros e delegacias, parques e bibliotecas da região. Tudo isso sempre acompanhadas pelos responsáveis da creche e seguindo direitinho as regras de segurança.

Outra coisa que é ensinada nas creches do Canadá é a autonomia. No país não existe uma “superproteção”. As crianças são ensinadas a serem independentes. Desde o início elas são orientadas a se virarem sozinhas, mas sempre monitoradas por um adulto. 

Muito pequenas elas já aprendem coisas simples do dia a dia como colocar um casaco, por exemplo. Elas sabem que é preciso se agasalhar para sair em dias frios e tirar tudo dentro de ambientes climatizados.

Outra prática aprendida logo nos estágios iniciais pela criança e que é bem comum no Canadá é o tirar e colocar o sapato sozinha. No país, não se entra de sapato dentro de casa e muito menos na daycare, onde os bebês pequenos engatinham e brincam bastante no chão. 

As crianças também aprendem que, após as brincadeiras, é preciso organizar o espaço e guardar os brinquedos no lugar certo.

O sistema de ensino canadense acredita que ao deixar a criança pequena fazer coisas sozinha, é oferecido a ela a oportunidade de tentar, errar, acertar e aprender com isso.  Toda essa experiência faz com que a criança se sinta mais segura para aprender coisas novas e enfrentar os desafios da vida. 

Pronto, anotou as dicas? Preparados para iniciar a busca da vaga?

Valores de creche no Canadá

Nós temos um texto completo sobre custos com creche no Canadá. Este mesmo texto conta um pouco sobre o Canada Child Benefit, um benefício para crianças e adolescentes de até 17 anos. Porém, nas tabelas abaixo você consegue ver uma média de valores mensais em algumas cidades do Canadá, informações sobre waitlist, e a diferença de preço nas mensalidades nos últimos anos. As tabelas foram retiradas do site Policy Alternatives

 

Creche no Canadá

 

Creche no Canadá

Creche no Canadá

 

 

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>