Cinco dicas para não passar aperto (e não pagar mico) nos primeiros dias em Dublin

Quando chegamos em outro país, às vezes demora um pouquinho para nos ambientarmos e sabermos de fato quais as melhores opções que o lugar oferece. Mas é preciso ter calma! Isso é muito comum para qualquer ser humano. Ainda bem que existe a tecnologia e podemos conferir o que as pessoas estão fazendo pelo mundo e traçar nossos caminhos baseados em experiências que deram certo =).

Por isso nós da 3RA preparamos um artigo especialmente para você que está planejando sua viagem para Dublin, Assim você irá chegar munido de algumas informações super importantes para este primeiro momento.

Confira o que reservamos no texto abaixo:

1 – Como sair do aeroporto com transporte público

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que aterrissam em um país diferente é: como vou sair do aeroporto por meio de transporte público? Uma opção bastante econômica em Dublin é o ônibus comum. Você pode optar entre duas linhas – o número 16 (que passa na O’Connell Street) e o 41 (que passa na Lower Abbey Street). Por apenas €3,30 você faz seu trajeto tranquilamente, já que há espaço para você colocar suas malas junto dos passageiros.

Vá com dinheiro certinho e em moedas, pois eles não devolvem troco e não permitem notas altas. Em caso de trocos para quantidades pequenas, eles te darão um papel para trocar o dinheiro no escritório do Dublin Bus, no centro.

2 – Preciso de internet o mais rápido possível!

Sim, nós te entendemos! Na era da tecnologia, a internet no celular chega a ser primordial em nossa vida, seja para dar um alô para a família e dizer que chegou bem, ou até postar aquela foto que inaugura sua estadia na Ilha Esmeralda. No primeiro momento você pode usar a internet do aeroporto de Dublin, mas e depois? A boa notícia é que a Irlanda conta com algumas operadoras de celular que oferecem planos acessíveis para quem acabou de desembarcar no país. Todas as lojas estão praticamente na Henry Street, que fica localizada no centro da cidade e bem próxima à famosa escultura The Spire.

3 – Não se perca nas ruas de Dublin

Falando em Spire, este é o local de encontro para quem quer se localizar nos primeiros dias em Dublin. A escultura, situada na O’Connell Street, coração de Dublin, possui 120 metros de altura com três metros de diâmetro em sua base, o qual vai estreitando até chegar aos 15 centímetros no ponto mais alto. De longe, você consegue enxergá-lo e se você perguntar para qualquer pessoa na rua, certamente ela saberá te direcionar até lá. O local tem uma atmosfera diferente, pois combina uma série de prédios clássicos e históricos, o que dá um tom bem peculiar para encontros entre amigos.

4 – Deixe uma blusa quentinha e um guarda-chuvas na bolsa de mão

Independente da época do ano que você vai desembarcar em Dublin, é fundamental que tenha uma blusa mais quentinha em mãos para não passar aperto. Aqui é assim: você acorda e olha pela janela aquele solzão. Vai tomar banho todo feliz já pensando na roupa que vai usar. Quando sai, o tempo já está meio nublado e ventando.. Então, se você checou a temperatura dos primeiros dias de Dublin, certamente ela vai mudar (rs).

Outro ponto importante a considerar é a chuva. Às vezes, o guarda-chuva não será o suficiente, então se você tiver um casaco impermeável será bem-vindo, porque venta muito! No verão (entre junho e agosto), outono (setembro a novembro) e inverno (dezembro a fevereiro) o clima é chuvoso. A época do ano mais ensolarada e com temperaturas frescas é a primavera (março a maio).

5 – Costumes curiosos

A primeira coisa que nós, brasileiros, achamos bem diferente em países na Europa é a capacidade de cumprimentar e agradecer por tudo. E por aqui não é diferente. Desde uma pessoa na rua que deixou você atravessar na frente ao motorista do ônibus que parou no ponto, os tradicionais“Hello” (olá, em inglês) e o “Thank you” (obrigada, em inglês) são muito utilizados.

Outra coisa muito bacana dos irlandeses é que eles te dão troco em moedas caso você precise pagar o ônibus. É só fazer uma compra de qualquer valor no seu cartão e pedir o “cashback”, ou seja, a pessoa do caixa vai passar uma quantia superior no cartão e devolver aquela diferença em moedas.

Não se preocupe se você não tem a roupa da moda ou acha que não está “apropriado” para sair. Aqui na Irlanda as pessoas não ligam para isso, sério! Se você sair de pijama, saia, short ou cabelo para cima, ninguém vai te julgar. Portanto, a dica é: não faça cara de desaprovação quando encontrar algum irlandês com uma roupa diferente ou penteado alternativo pela rua.

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>