Como está a área de Engenharia no Canadá?

Como no Brasil, a área de Engenharia no Canadá é uma das grandes forças da economia. O mercado continua promissor em diversas frentes, gerando emprego e incentivando à inovação. Só para se ter uma ideia, só no ano passado, foram criadas mais de sete mil novas vagas no Canadá. Isso se deu, principalmente, com a recuperação do setor industrial em 2017, após um ano ruim em 2016.

E tudo indica que o futuro será de crescimento para estes profissionais. Estima-se que 20% dos engenheiros terão mais de 55 anos e se aposentem nos próximos anos.  Isso significa que há muito espaço para crescer e desenvolver novos projetos.

Em termos de tendências no setor de Engenharia no Canadá, a tecnologia continua dominante. O número 1 em relação à habilidade procurada pelos empregadores  está o conhecimento do programa chamado Computer Aided Design. Se você também domina o AutoCAD, o CATIA ou outro software CAD padrão do setor, você também terá grandes chances de ter sucesso em sua carreira.

Crescimento da área de Engenharia no Canadá

área de Engenharia no Canadá

O Canadá, atualmente, emprega mais de 250.000 engenheiros. De acordo com os dados mais recentes do Censo, houve um aumento de 7.050 novos empregos na área de Engenharia no Canadá, indicando um forte crescimento neste setor.

A região central do país, onde estão localizadas as províncias de Ontário e Quebec, são atualmente os mercados mais quentes para engenheiros. Isso porque há uma forte atuação na área de manufatura. Quase um terço dos novos empregos foram criados em Toronto ou arredores. Edmonton e Calgary são os próximos mercados mais fortes.

Salário na área de Engenharia no Canadá

O salário médio anual para engenheiros é de CAD 81.700, o que representa um aumento significativo da média de CAD 72.000 no ano passado. As posições iniciais respondem pelo salário médio anual de CAD 51.100. E os cargos mais altos estão em torno de CAD 112.300 por ano.

Top cargos e posições da área de Engenharia no Canadá

área de Engenharia no Canadá

Como falamos, Engenheiros estão em demanda em 2018. São muitos setores que empregam este profissional e muitas deles estão enfrentando escassez de mão-de-obra no Canadá.

Confira abaixo as áreas mais em alta:

  1. Engenheiro eletricista
  2. Engenheiro mecânico
  3. Engenheiro de projeto
  4. Engenheiro de fabricação
  5. Gerente de engenharia
  6. Engenheiro de processo
  7. Engenheiro de qualidade
  8. Técnico em engenharia civil

Habilidades mais demandadas na área de Engenharia no Canadá

Em 2018, os empregadores estão procurando por profissionais com conhecimento em autoCAD. Embora qualquer software CAD impulsione seu currículo. CATIA também está crescendo e entrou na lista deste ano entre as habilidades em demanda. Outra novidade no ranking de 2018 é o Six Sigma, uma metodologia de fabricação enxuta.

  1. AutoCAD
  2. Qualidade Assegurada
  3. Desenho assistido por computador
  4. CATIA
  5. Seis sigma
  6. Instrumentação
  7. Solidworks
  8. Desenho de engenharia

 

Setores que estão contratando dentro da área de Engenharia no Canadá

área de Engenharia no Canadá

A área de manufatura continua sendo a principal setor contratante para engenheiros. O varejo e a construção também permaneceram no top 5. A novidade na lista deste ano é o setor governamental, devido aos grandes projetos de construção e de infraestrutura lançados em 2017.

Confira abaixo o top 5:

1. Manufatura
2. Serviços de engenharia
3. Atacado
4. Construção
5. Governo

Fonte: Randstad – best jobs in canada in 2018

O que são profissões regulamentadas no Canadá  

As profissões regulamentadas são as atividades que, para serem exercidas, necessitam de uma avaliação e reconhecimento por parte do órgão regulador específico da categoria. A área de Engenharia no Canadá é uma delas. 

No Canadá, cada uma das dez províncias e três territórios é responsável por conceder licenças a pessoas que atendam aos padrões. Por causa disso, as características e as regras podem ser diferentes em cada local.

Por isso, recomendamos que cada pessoa entre em contato diretamente com o órgão oficial de sua localidade para ter todas as informações de como obter a licença. Mais detalhes no site do Governo canadense.

Veja algumas das principais áreas que precisam desta licença:

1) Área de Saúde

2) Área Financeira

3) Leis e Serviços Jurídicos

4) Engenharia

Abaixo está a lista completa de todas as profissões consideradas Regulamentadas no Canadá:

*Accountant, certified general
*Accountant, certified management
*Accountant, chartered
*Agrologist
* Agrologist, technical
* Architect
* Audiologist and speech-language pathologist
* Chiropractor
* Dental hygienist
* Dentist
* Denturist
* Dietitian
* Engineer
* Engineering and Applied Science Technician, Technologist
* Geoscientist
* Land surveyor
* Lawyer
* Medical laboratory technologist
* Midwife
* Naturopath
* Nurse, licensed practical
* Nurse, registered
* Nurse, registered psychiatric
* Occupational therapist
* Optician
* Optometrist
* Pharmacist
* Physician (Médicos)
* Physiotherapist
* Podiatrist
* Psychologist
* Respiratory therapist
* School clinician
* Social worker
* Teacher
* Veterinarian

Fonte: Immi Canada

Estratégia para procurar emprego na área de Engenharia no Canadá

área de Engenharia no Canadá

Muitos brasileiros chegam ao Canadá em busca de novas oportunidades de emprego, mas se esquecem que este processo é bem diferente em terras canadenses. Primeiro, será necessário preparar seu currículo para que ele fique atrativo aos olhos dos empregadores por aqui. A segunda dica é escrever uma cover letter, que sabemos que não é muito comum no Brasil.

Além disso, o inglês é um ponto muito importante neste processo. A verdade é: quanto melhor você estiver com o idioma, mais chances você terá no mercado de trabalho no Canadá. Como o primeiro contato do empregador será por meio da entrevista presencial (ou por telefone), você terá que mostrar suas habilidades com a língua.

O empregador poderá ficar impressionado pela sua experiência adquirida no Brasil, mas ele não irá te contratar sem antes te conhecer pessoalmente. E isso tudo será explicado em inglês! Portanto, prepare-se, mesmo estando ainda no Brasil! Uma dica é: assista séries de seu interesse sem legenda e depois coloque a legenda em inglês para ver o que você não entendeu. Sem falar que você vai aprender várias palavras novas. Leia bastante, pois esta prática vai te ajudar a escrever melhor também.

Dicas para entrar no mercado de  Engenharia no Canadá

Amplie seu “nerworking”

A nossa primeira dica e que sem dúvida vai ajudá-lo a aprimorar o inglês é: amplie sua rede de contatos. Aqui no Canadá, a indicação é muito forte. Todos nós sabemos que o networking é algo muito importante para uma carreira de sucesso. Por isso, reserve um tempo para aprimorar sua rede de contatos. Comece a procurar na internet eventos de network em sua área de atuação. Saia de sua zona de conforto!

Segundo especialistas, o Linkedin é uma das formas mais utilizadas para empregadores encontrarem seus candidatos. No Canadá, as pessoas têm o costume de realizar a “informational interview”. Eles marcam uma conversar pessoalmente com alguém da área ou da empresa na qual está interessado sobre o mercado de trabalho. E o Linkedin pode ajudar e muito neste primeiro contato.


Jamais minta durante a entrevista

Alguns especialistas comentam que uma das maiores reclamações dos empregadores é quando os candidatos não são completamente verdadeiros. É muito importante que você seja transparente, até para que isso não cause uma futura frustração para ambos lados.

Principais perguntas em entrevistas de emprego

Antes de mais nada, é muito importante que você treine em casa para ser o mais natural possível na hora da entrevista. Tente traçar uma ideia das suas respostas e fale na frente do espelho, como se estivesse com o recrutador. Isso vai te ajudar a não gaguejar na hora da entrevista.


Veja abaixo algumas perguntas-chave em entrevistas de emprego no Canadá:


Tell me about yourself

Este é o momento fazer o marketing pessoal. Neste momento, o entrevistador quer, além de lhe deixar mais tranquilo, ouvir de você porque ele deve te contratar e o que você tem a oferecer para a  empresa.

Para responder esta questão, a sugestão é que você discursa um pouco sobre as suas qualificações e experiências anteriores relacionadas à vaga disponível. Fale sobre suas habilidades, principalmente em relação à maneira como você lida com as pessoas, e alguma informação pessoal que demonstre estabilidade.

Tell me about your experiences with this type of work

Aqui, você deve focar nas suas experiências de trabalho anteriores relacionadas à oportunidade que você está aplicando. Conte e dê exemplos de trabalhos exercidos por você. Principalmente se você liderou algum projeto.

Caso sua experiência não seja a mesma, mas seja relacionada à vaga disponível, indique as habilidades que podem ser aproveitadas e também demonstre que você está disposto a aprender. Em caso de não ter exercido nada parecido, foque apenas em suas habilidades e indique seu interesse em aprender com seus futuros colegas.


Why do you want to work here?

Neste momento, o entrevistador quer saber se você conhece a empresa. Leia o site oficial da companhia, seus projetos e êxitos. Demonstre que seus interesses “casam” com os pilares organizacionais da empresa, e que você quer crescer com seu time.

Why did you leave your last job?

A intenção desta pergunta é descobrir se você teve algum problema no emprego anterior e se há algum motivo para não contratá-lo. O empregador também quer avaliar sua atitude em diversos cenários, principalmente em situações difíceis.

Ao responder esta pergunta, sempre fale algo positivo sobre a sua antiga empresa. Não é hora de lavar a roupa suja! Descreva que você saiu do emprego anterior em busca de novos desafios. Se você tem uma carta de recomendação, conte para o entrevistador.

Caso a sua situação não tenha sido tão positiva, mencione que você tinha um relacionamento bom com seus colegas de trabalho. Comente sobre suas realizações no antigo emprego e a oportunidade de buscar novos desafios na carreira.

What kind of salary do you need?

Sabemos que esta é uma pergunta um pouco delicada. Porém, ela é muito fácil de ser respondida. O entrevistador quer saber, somente, se o salário que você pretende está de acordo com o que a empresa está disposta a pagar. A primeira dica é procurar por vagas semelhantes em sites específicos no Canadá, como Indeed, Monster, WorkBC. Assim, você vai saber quanto o mercado está pagando na média. Leia também pesquisas, como a da Randstad, para ver a média de salário por província.

Nesse caso, temos três diferentes sugestões de resposta:

“I’m really interested in finding out what salary range you are offering”.
“I’m negotiable and ready to discuss an amount which is fair to both of us, and takes into account my responsibilities and qualifications”.


Caso o empregador insista em uma resposta, diga um valor que você saiba que é realista. Pergunte também sobre benefícios e oportunidades de crescimento dentro da empresa.


What are your greatest strengths?

Este momento, o empregador deseja saber se você é a pessoa certa para a vaga. Reforce suas qualidades que podem colaborar com o seu trabalho e liste cada uma delas. Se ainda tiver tempo, dê exemplos reais em situações anteriores nas quais suas características lhe ajudaram a fazer um bom trabalho.

What are your weakness?

Neste caso, você poderá apontar seus pontos fracos, mas nunca deixe de dizer que você está sempre trabalhando para superá-los.

Exemplos:


“I’m so enthusiastic that I want to do 100 thing at once, so I have to sit down and make a list of priorities and plan a schedule. That always works well with me”.
“I’m eager to have computer training, so I’m enrolling in evening courses for next term”

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
>